Diretora-geral da Organização Mundial do Comércio se reúne com Grupo Consultivo da Sociedade Civil à margem da 13ª Conferência Ministerial

ABU DHABI, 27 de fevereiro de 2024 (WAM) -- Em uma reunião com a diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, realizada paralelamente à 13ª Conferência Ministerial (MC13, na sigla em inglês) em Abu Dhabi, membros do Grupo Consultivo da Sociedade Civil trocaram opiniões com a chefe da entidade sobre o papel do comércio e como a OMC pode evoluir para enfrentar os desafios atuais do mundo.

Okonjo-Iweala disse ter ficado muito feliz em receber os membros do Grupo Consultivo da Sociedade Civil durante a Conferência Ministerial e ouvir suas perspectivas sobre os problemas enfrentados pelo sistema multilateral de comércio. "Estou firmemente comprometida com nosso engajamento com a comunidade da sociedade civil", afirmou.

A reunião de terça-feira foi a terceira vez que o grupo se reuniu com a diretora-geral e a primeira vez que eles puderam trocar opiniões pessoalmente. Após uma visão completa da situação das negociações em andamento na OMC, o grupo compartilhou perspectivas sobre como tornar o comércio mais inclusivo e garantir que ele possa responder aos desafios globais urgentes, como as mudanças climáticas e a desigualdade.

O grupo se baseou nas conversas que estão ocorrendo esta semana entre os ministros e nas discussões em andamento sobre a reforma da OMC. Os membros também compartilharam suas opiniões sobre a Estratégia da Secretaria para 2030, que tem como objetivo criar uma organização ágil e voltada para o futuro que atenda de forma mais eficaz seus membros.

A diretora-geral declarou ainda que as discussões de terça foram frutíferas e extremamente valiosas, pois ocorreram no início da Conferência Ministerial em Abu Dhabi e em um momento desafiador, mas potencialmente gratificante para o comércio internacional. "A contribuição da sociedade civil é fundamental. A discussão de hoje nos fornece informações valiosas à medida que continuamos a construir uma OMC adequada para o século XXI", concluiu.



Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.