IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Parem de dizer que as mulheres não sabem negociar salários

Getty Images
Imagem: Getty Images

Akane Otani

05/06/2015 13h09

(Bloomberg Business) -- Em abril, a CEO da Reddit, Ellen Pao, tomou a muito comentada medida de banir as negociações salariais.

"Os homens negociam mais duramente que as mulheres e às vezes as mulheres são penalizadas por negociar", disse Pao ao Wall Street Journal. Seguindo essa lógica, todas as empresas deveriam acabar com o processo de negociação para solucionar as disparidades entre os salários de homens e mulheres.

Nem todos estão de acordo. "Eu não acredito que isso venha a ser a panaceia que vai acabar com a disparidade salarial entre gêneros", diz Catherine Tinsley, professora de Administração da Faculdade de Negócios McDonough da Universidade de Georgetown. Tinsley estudou a diferença entre gêneros nos salários, realizou seminários para o Banco Mundial e a Rolls-Royce e conduziu pesquisas sobre as mulheres e o sentimento de confiança. É uma defensora de longa data das mulheres nos negócios, mas não acredita que acabar com as negociações resolverá a diferença salarial. A Bloomberg conversou com Tinsley a respeito das razões de seu ceticismo e do que pode ser feito para garantir que as mulheres sejam pagas de forma mais justa. A transcrição a seguir foi editada devido ao tamanho e à clareza.

Pao diz que os salários não deveriam se basear no resultado de uma negociação salarial porque as mulheres tendem a não serem tão agressivas quanto os homens quando pedem aumento. Qual é a sua opinião sobre isso?

Há uma meta-análise que acabou de sair que observa as diferenças de gêneros nas negociações... e as maiores disparidades estão onde existe uma ambiguidade sobre se algo é negociável ou não. Quase todo mundo sabe que o salário é negociável, então haverá uma menor diferença de gênero nesse ponto. É possível que as pessoas não pensem nas outras coisas -- como nos bônus, como nas datas para avaliação e revisão de desempenho --. Por isso, se essas coisas estão determinando sua remuneração atualmente, no final poderíamos ver uma distribuição ainda mais assimétrica se você acabasse com as negociações salariais.

Mas os homens são melhores que as mulheres para negociar?

Essa suposição de que a negociação tem a ver com o gênero é algo que eu contesto. Quando eu perguntava em minhas aulas se as pessoas gostavam dessa nova política de abandonar as negociações, algumas pessoas diziam que sim e outros diziam que não, mas nem todas as mulheres diziam sim, nem todos os homens diziam não.

Existe uma espécie de mensagem -- de que as mulheres não são boas para negociar, então temos que ajudá-las com isso -- que eu penso que reforça o estereótipo de que as mulheres não estão tão aptas para o mercado de trabalho quanto os homens.

Então, o que faz com que a diferença salarial entre os gêneros ainda exista?

Nós estamos tentando reduzi-la há 20 anos, pelo menos, 50 anos, talvez... e o que está por trás disso -- eu acho --, e isso é chocante, são alguns conceitos muito tradicionais dos papéis desempenhados pelos gêneros. Nós ainda queremos que os homens sejam os provedores da maior parte do sustento da família, mesmo que as mulheres também queiram ser bem remuneradas. E assim, porque temos estes esquemas tradicionais de gênero, se quiserem, esses modelos mentais; eu acho que é por isso que nós achamos que quando as mulheres se comportam de determinada maneira, elas são, por vezes, penalizadas por terem feito isso. É aí que se reforça a ideia de que as mulheres são mais relutantes e mais reticentes a pedir.

Qual é a chave para conseguir o melhor acordo em uma negociação, seja homem ou mulher?

Eu ensino negociações há 20 anos e uma das coisas que eu digo (aos estudantes) é que é preciso ser autêntico. Caso contrário, vai parecer que você está sendo falso -- e as pessoas são céticas em relação a isso --, por essa razão eu acho que as mulheres não podem aceitar terem que se comportar de uma determinada maneira, elas não deveriam fazer isso... e é a mesma coisa para os homens. Não é uma questão de gênero, é uma questão de se as pessoas estão treinadas para negociar ou não.

Você precisa fazer um brainstorm com todas as possíveis coisas que poderia conseguir da empresa. É muito mais do que simplesmente uma negociação salarial... Eu digo, e falo sério, que agora muitas empresas estão oferecendo "concierge services". Além disso, é preciso treinar. Por mais bobo que isso possa parecer, você precisa sair e treinar com alguém porque a negociação é um comportamento -- e para melhorar um comportamento, você precisa praticá-lo --. Se eu quero melhorar no tênis, eu não posso simplesmente ver o Roger Federer jogar. É preciso arregaçar as mangas.

Contra desigualdade salaria, restaurante cobra 30% a mais de homens