Bilionário francês investe em mina de bauxita na Guiné
(Bloomberg) - Xavier Niel, bilionário francês do setor de telecomunicações, adquiriu uma participação minoritária na Alliance Minière Responsable, que procura bauxita na Guiné, disse a companhia.
Niel, fundador da Iliad, utilizou seu veículo de investimento privado NJJ Capital SAS para a compra, disse a Alliance Minière em um comunicado enviado por email.
Ele é o mais recente acionista da AMR e entrou para uma lista que inclui Anne Lauvergeon, ex-CEO da Areva, e Edouard Louis-Dreyfus, presidente da empresa de transporte marítimo que leva seu nome, de acordo com o comunicado.
O investimento em minas de bauxita na Guiné é fundamental para destravar o crescimento econômico mais acelerado no país da África Ocidental, que tem mais de um quarto das reservas conhecidas desse minério que é transformado em alumínio. A AMR pretende solicitar uma licença de produção neste ano.
A vitória do presidente Alpha Condé na eleição do ano passado, que lhe conferiu o segundo mandato na Guiné, a "ambição" do novo ministro de Minas e Geologia, Abdoulaye Magassouba, e a nomeação do primeiro-ministro Mamady Youla, ex-executivo de uma empresa de mineração de bauxita, foram fatores "instrumentais" que convenceram Niel a investir, disse a Alliance Minière no comunicado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.