Bolsas

Câmbio

Bilionário francês investe em mina de bauxita na Guiné

Franz Wild

(Bloomberg) - Xavier Niel, bilionário francês do setor de telecomunicações, adquiriu uma participação minoritária na Alliance Minière Responsable, que procura bauxita na Guiné, disse a companhia.

Niel, fundador da Iliad, utilizou seu veículo de investimento privado NJJ Capital SAS para a compra, disse a Alliance Minière em um comunicado enviado por email.

Ele é o mais recente acionista da AMR e entrou para uma lista que inclui Anne Lauvergeon, ex-CEO da Areva, e Edouard Louis-Dreyfus, presidente da empresa de transporte marítimo que leva seu nome, de acordo com o comunicado.

O investimento em minas de bauxita na Guiné é fundamental para destravar o crescimento econômico mais acelerado no país da África Ocidental, que tem mais de um quarto das reservas conhecidas desse minério que é transformado em alumínio. A AMR pretende solicitar uma licença de produção neste ano.

A vitória do presidente Alpha Condé na eleição do ano passado, que lhe conferiu o segundo mandato na Guiné, a "ambição" do novo ministro de Minas e Geologia, Abdoulaye Magassouba, e a nomeação do primeiro-ministro Mamady Youla, ex-executivo de uma empresa de mineração de bauxita, foram fatores "instrumentais" que convenceram Niel a investir, disse a Alliance Minière no comunicado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos