Para Stiglitz, juros negativos enfraquecem sistema bancário
(Bloomberg) -- O prêmio Nobel Joseph Stiglitz disse que as políticas monetárias agravaram a desigualdade e precisam ser redirecionadas para usar melhor o fluxo de dinheiro para as economias e ajudar pequenas e médias empresas.
Em entrevista à Bloomberg Television, na terça-feira (26), com Francine Lacqua e Michael McKee, em Nova York, ele disse que políticas como a flexibilização quantitativa eram uma "versão do efeito cascata na economia" e que o subsequente aumento nos preços dos ativos afetava apenas a camada mais rica da sociedade.
"O problema-chave é o acesso ao crédito para pequenas e médias empresas, é colocar esse fluxo de dinheiro na economia real", disse Stiglitz.
É "bom ter uma bolha no mercado de ações se você possui muitas ações. Mas se você faz parte da camada inferior de 80% dos EUA, você possui poucas ações e pode se sentir ligeiramente bem com a alta das ações. Mas sejamos claros, a maioria esmagadora do nosso mercado de ações pertence ao 1% mais rico".
Os comentários de Stiglitz surgem em um momento em que alguns bancos centrais do mundo são obrigados a aprofundar suas ferramentas de política monetária para ajudar a respaldar as economias.
Enquanto os bancos centrais têm dificuldades para encontrar uma saída para o mal-estar econômico, há quem tenha levantado até mesmo a ideia de aplicar o chamado dinheiro do helicóptero, que consiste em levar o dinheiro de forma direta aos consumidores.
O professor da Universidade de Columbia, que disse que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) é capaz de tomar mais medidas para "canalizar" o dinheiro para as pequenas empresas e para a economia, também criticou os juros negativos, em parte devido ao possível impacto sobre o crédito.
"O perigo das taxas de juros negativas --se você não as gerencia extraordinariamente bem; alguns países estão fazendo isso razoavelmente bem, outros não --é que na prática elas enfraquecem o sistema bancário", disse ele.
"Se elas enfraquecem o sistema bancário, os bancos oferecem menos crédito. Embora possam gerar algum efeito nos mercados financeiros, quando diz respeito àquilo que realmente deveria nos preocupar, que é o fluxo de crédito para as empresas, os juros negativos não funcionam".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.