IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

RenCap diversifica e começa a negociar dívida da América Latina

Ksenia Galouchko

22/06/2016 14h33

(Bloomberg) -- O Renaissance Capital, banco de investimento russo do bilionário Mikhail Prokhorov, começou a negociar dívida latino-americana para explorar novas regiões e diluir a dependência de um mercado interno em desaceleração.

Em maio, o RenCap, como o banco com sede em Moscou é conhecido, contratou Phillip Kim para seu escritório em Nova York para gerenciar a negociação da dívida da Argentina, do Brasil e da Venezuela, disse Anthony Simone, CEO interino da empresa, que assumiu o cargo em maio, após a saída de Igor Vayn.

A decisão sucedeu a abertura de um novo escritório do banco na Cidade do Cabo, o início da negociação de ações no Egito e visitas a investidores no Irã.

"Foi muito importante para nós o reconhecimento não apenas como um banco de investimento russo, não devido às sanções e à geopolítica, mas devido ao que os nossos investidores querem de nós, que é diversificação", disse Simone, em entrevista, durante conferência do banco de investimento em Moscou. "Quando falamos com nossos clientes, a América Latina é uma grande parte do que eles fazem. Foi uma proposta fácil para nós".

Embora as comissões do setor de banco de investimento na Rússia tenham chegado ao menor patamar em 16 anos, prejudicadas pela negociação do petróleo pela metade do preço dos níveis de 2014 e pelas sanções impostas pelos EUA e pela Europa, os investidores estão fazendo apostas maiores na recuperação econômica da América Latina.

Os novos governos da Argentina e do Brasil têm procurado melhorar as relações com os investidores internacionais e os títulos e moedas dos dois países têm subido.

A dívida soberana brasileira denominada em reais superou as dívidas de todos os demais mercados emergentes em dólares neste ano, com um retorno de 43%, e o peso argentino teve uma valorização de 5% em relação ao dólar de março para cá.

É "altamente improvável" que a Venezuela, que também sofre com a fraqueza dos mercados de energia, tenha moeda forte suficiente para executar a totalidade dos pagamentos de dívidas deste ano, embora a possibilidade de que o país evite o calote também exista, disse a Moody's Investors Service em um relatório.

O RenCap organizou também a venda de uma participação no Crédit Agricole Egypt em maio, sua primeira transação do tipo no país. Além disso, organizou viagens de investidores ao Irã e seus analistas agora estão cobrindo a economia do país, embora o banco não tenha planos de estabelecer um escritório local, disse Simone.

"Sob a perspectiva dos clientes, ainda é muito cedo", disse Simone a respeito do Irã. Ele disse também que a empresa não tem planos para nenhum novo escritório por enquanto, depois de ter iniciado operações na Cidade do Cabo, África do Sul, em dezembro.