IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Keanu Reeves fabricará moto exclusiva de US$ 78.000 para você

Hannah Elliott

17/08/2016 16h15

(Bloomberg) -- Não confunda Keanu Reeves com algum cara bonzinho que curte motocicletas.

Ele não liga para sua calça jeans Scrambler, nem para sua jaqueta de motoqueiro da moda. E ele definitivamente não quer andar na sua minúscula moto "café racer".

Por outro lado, ele ficaria mais que feliz falando com você das supermotos Arch Motorcycles KRGT-1 que ele fabrica com seu amigo de longa data, Gard Hollinger, um reverenciado designer do mundo das motos. As motocicletas, que custam US$ 78.000, são baseadas em um protótipo que Hollinger criou para Reeves anos atrás. Cada uma dessas feras com motor V2 e 2.032 cilindradas é produzida sob encomenda na cidade de Hawthorne, que fica uma hora ao sul de Los Angeles.

Obra de arte

"Durante a construção daquela [primeira] motocicleta fomos nos conhecendo", disse Reeves, em julho, em entrevista na oficina deles. Diferentemente da maioria dos motociclistas experientes que começaram desde pequenos a pilotar motos sujas, scooters e groms, Keanu aprendeu a dirigir moto já adulto. Mas ele já acumula dezenas de milhares de quilômetros sobre Nortons, Suzukis, uma BMW 750 ano 1974, uma Kawasaki KZ 900, uma Harley Shovelhead ano 1984 e uma Moto Guzzi Racer -- todas de sua coleção pessoal.

Reeves abordou Hollinger pela primeira vez em 2007, quando lhe pediu para modificar sua Harley com uma "sissy bar" -- o encosto que pode ser acoplado ao assento traseiro de uma motocicleta para que o passageiro possa se apoiar. Hollinger se recusou. "Aquilo realmente não era meu negócio", disse ele, com um sorriso irônico. Foi então que eles começaram a conversar sobre construir uma moto completamente nova, com visual bonito e estável, um protótipo prata brilhante com pneus grossos e tanque de gasolina curvo como o para-lama de um Bugatti.

Quando Hollinger terminou, Reeves gostou tanto que quis mais. Muito mais -- algumas para ele, algumas para os amigos. Quis então montar uma empresa de motocicletas.

"Foi realmente dirigindo o protótipo que se provou o conceito do negócio, embora nós não soubéssemos", disse Reeves.

Eles nunca planejaram criar uma empresa -- o ator havia encomendado o protótipo apenas para se divertir e dar longos passeios. Mas a moto era tão legal, disse Reeves, que ele não conseguia tirar isso da cabeça. Foi então que começou a insistir com Hollinger para que ele produzisse mais.

Hollinger não se mostrou convencido. Sua empresa, LA County Chop Rods, já gerava muitos negócios. Este ex-piloto de motocross tinha desenvolvido um culto de seguidores, motociclistas que adoram sua capacidade de extrair beleza e potência dos metais brutos.

"A moto original foi o resultado do que Keanu disse que esperava de uma motocicleta", disse Hollinger.

Pelo menos essa é a história oficial de como dois homens de 40 e poucos anos continuam gastando horas incontáveis e seu próprio dinheiro para construir uma marca. (Reeves preferiu não informar quanto, limitando-se a dizer que eles não contam com investimento de fora). Mas existe uma explicação muito mais simples: eles estão em busca de um sentimento.

"A moto precisa te fazer rir enquanto dirige", diz Hollinger.