IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

CEO da Fiat flerta com Samsung em busca de parceira tecnológica

Tommaso Ebhardt e Flavia Rotondi

29/08/2016 12h27

(Bloomberg) -- O CEO da Fiat Chrysler Automobiles, Sergio Marchionne, avalia unir forças com a Samsung Electronics. A empresa ítalo-americana está ampliando a busca por uma parceira do setor de tecnologia para não ficar para trás na corrida pelo desenvolvimento de carros autônomos.

Marchionne, que desistiu da iniciativa de fusão com outra fabricante de automóveis no ano passado, tem voltado cada vez mais suas atenções para as provedoras de tecnologia. Em março, ele se ofereceu para montar carros para a Apple e em maio anunciou um projeto de cooperação com o Google, da Alphabet, sobre veículos sem motorista. Em meio a discussões com o Uber Technologies e a Amazon, a Samsung é o último nome importante do setor de tecnologia a entrar no radar da Fiat.

"Temos uma relação muito boa com a Samsung, como fornecedora e como potencial parceira estratégica", disse Marchionne, na noite de sábado, em entrevista à Bloomberg Television, em Roma. "Eu tenho uma boa relação" com o vice-presidente do conselho da Samsung Electronics, Lee Jae Yong, porque ambos estão no conselho da Exor, a maior acionista da Fiat Chrysler.

Como reportado anteriormente, a Samsung está em negociações avançadas para comprar uma parte ou a totalidade da Magneti Marelli, a unidade de peças automotivas da Fiat, disseram pessoas familiarizadas com o assunto no início do mês. Embora Marchionne tenha preferido não comentar se a Samsung é uma das pretendentes, ele parece estar posicionando a divisão de forma a atrair um parceiro, pontuando que a Magneti Marelli havia atraído o interesse de diversos possíveis compradores.

"Marchionne tenta passar a mensagem de que não está interessado em uma venda direta" da divisão de peças, mas quer "usar a Marelli como uma plataforma comum para desenvolver carros autônomos com a Samsung", disse Massimo Vecchio, analista do Mediobanca em Milão, em nota.

Marchionne disse que a Magneti Marelli tem um "valor estratégico" e "oferecerá uma plataforma significativa para o desenvolvimento tecnológico" à proprietária das marcas Jeep, Maserati e Alfa Romeo. A Magneti Marelli faz parte da divisão de componentes da Fiat, que também inclui a Teksid, uma fabricante de peças de metais, e a Comau, que produz robôs e equipamentos de automação.

Reunião da Exor

A Samsung está particularmente interessada nos negócios de iluminação, entretenimento de bordo e telemática da Magneti Marelli, disseram as pessoas, que pediram anonimato porque as discussões são privadas. Marchionne terá a chance de se reunir com Lee na segunda-feira, quando o conselho da Exor deverá analisar os resultados da empresa no segundo trimestre.

As negociações entre a Fiat e a Samsung para um acordo perderam força recentemente devido a diferenças em relação ao valor dos negócios, reportou o Maeil Business Newspaper, da Coreia do Sul, em 25 de agosto. Lee deverá discutir um acordo para a Magneti Marelli com Marchionne quando o executivo da Samsung visitar a Europa para a reunião do conselho da Exor, reportou o jornal.