Apple planeja melhorar serviço de nuvem unindo equipes, dizem fontes

Mark Gurman

(Bloomberg) -- A Apple planeja unificar diferentes equipes de serviços de internet em um mesmo campus para competir melhor com o Google, da Alphabet, e a Amazon no segmento de computação em nuvem, segundo pessoas familiarizadas com os planos.

As equipes de serviços de nuvem da Apple administradas pelo executivo Eddy Cue, que englobam Siri, Maps, iCloud, Apple Pay, Apple News e partes do iTunes e da Apple Music, serão colocadas juntas no campus Infinite Loop, já existente, em Cupertino, na Califórnia, disseram as pessoas. Atualmente, a maioria dos serviços da Apple é desenvolvida de forma separada de outras em conjuntos de escritórios alugados em outras regiões de Cupertino e Sunnyvale, também na Califórnia.

A estrutura atual contribui para defeitos de software e para o desenvolvimento lento de produtos, disseram as pessoas. A união das equipes em um único campus dedicado é pensada para melhorar o crescimento do negócio de serviços e para enfrentar a concorrência do Google e da Amazon, acrescentaram as pessoas. Elas pediram anonimato por falarem sobre planos privados da Apple. A Apple preferiu não comentar o assunto.

Com a desaceleração do crescimento do iPhone e a iniciativa silenciosa da Apple para desenvolver novos hardwares, a divisão de serviços tem se destacado. Ela cresceu quase 20 por cento no terceiro trimestre e poderá em breve superar o Mac e o iPad como segunda maior fonte de receita da Apple. Contudo, o serviço de nuvem da Apple tem sido criticado pelos usuários por problemas técnicos e devido à ausência de novos recursos. A empresa também tropeçou em 2008 com o MobileMe e em 2012 com o Maps.

Espaço de trabalho

O espaço para as equipes de computação em nuvem nas instalações atuais começará a ser aberto pelo fato de a Apple estar se aproximando do lançamento do Apple Campus 2, uma estrutura futurística e esférica com vários andares de espaço de trabalho aberto. A Apple começará a transferir funcionários para lá em 2017, disse o CEO Tim Cook em março. A Apple iniciou a construção do novo campus em 2013 após o anúncio bastante divulgado feito pelo cofundador da empresa, Steve Jobs, em 2011.

Embora muitos executivos da Apple queiram realocar suas equipes no novo campus, Cue acredita que a unificação no campus antigo é a forma adequada de melhorar sua organização, disse uma das pessoas.

Uma comissão de gerentes da Apple está trabalhando no plano para reorganizar a Apple em suas instalações atuais e futuras. Esse plano mudou recentemente, segundo uma pessoa familiarizada com as discussões. Originalmente, a Apple esperava ter 13.000 funcionários no novo campus. Agora, esse número aumentará aos milhares e a Apple está ajustando o espaço interno dos escritórios com esse objetivo, disse a pessoa.

A companhia indicou recentemente que está levando o segmento de computação em nuvem mais a sério com a contratação do ex-executivo da Time Warner Cable Peter Stern como vice-presidente dos serviços de nuvem.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos