OpiniãoEconomia

Josias: Governo agiu rápido sobre Pix, mas problema não é só de comunicação

O governo federal demonstrou agilidade para desmentir notícias falsas sobre taxação do Pix, mas a comunicação está longe de ser seu único problema, afirmou o colunista Josias de Souza no UOL News desta segunda (13).

O presidente Lula (PT) divulgou em suas redes sociais um vídeo no qual anuncia uma doação para ajudar o Corinthians a quitar dívidas. O petista reforça que o governo não taxará o Pix "de forma nenhuma". O assunto se tornou uma preocupação para o Planalto, uma vez que diversas publicações enganosas circulam pelas redes sociais.

O que há de essencial nessa movimentação é o fato de que o governo parece ter acordado para a necessidade de responder rapidamente às mentiras que surgem nas redes sociais. Diferentemente do que se costuma dizer, a mentira tem uma perna muito longa nas redes. Neste caso específico, era urgente que alguma coisa fosse feita.

A Receita Federal anunciou um aperfeiçoamento do seu sistema de fiscalização e isso, evidentemente, não se confunde com taxação de Pix. O que se tenta fazer é evitar que uma pessoa que não tenha renda faça despesas livremente sem que o Fisco enxergue que ali há algum tipo de trambique.

Há muito tempo a oposição vem falando em taxação de Pix. Essa mentira ressurge nas redes sociais de vez em quando e era preciso que o governo a desmentisse rapidamente. [A doação ao Corinthians] Foi uma manifestação do presidente da República. Quem estava acreditando na mentira teve razões para duvidar. Ninguém imagina que o Lula contaria uma lorota como essa porque o preço político seria muito alto. Josias de Souza, colunista do UOL

Para Josias, a rapidez do governo em responder à onda de desinformação sobre o Pix já é um pequeno reflexo da chegada de Sidônio Palmeira, novo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom).

Sidônio ainda nem assumiu a Secom e isso já tem algum efeito. Não tem mágica. O problema do governo não é apenas de comunicação, evidentemente. Também é. O governo precisa ter o que comunicar.

Aqui, agiu rapidamente para desmentir uma falsidade lançada nas redes sociais. É preciso ver o que Sidônio fará. Hoje, ele teve a primeira reunião com Lula. Vamos ver. Josias de Souza, colunista do UOL

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.

Continua após a publicidade

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Veja a íntegra do programa:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.