Gol (GOLL4) nega avanço em possível fusão com Azul (AZUL4)
A Gol (GOLL4) informou que não tem ciência de nenhum fato ou ato relevante sobre uma possível fusão com a Azul (AZUL4) que não seja de conhecimento público. O esclarecimento foi divulgado na última sexta-feira (10) em resposta à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A manifestação ocorre após o jornal Valor Econômico divulgar que as duas companhias estariam prestes a assinar um Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) nas próximas semanas para discutir os termos de uma eventual combinação de negócios.
No comunicado, a Gol reiterou que o Grupo Abra ? holding que controla a companhia ? está em negociações com a Azul para "explorar potenciais oportunidades relacionadas à empresa". No entanto, destacou que qualquer acordo entre a Azul e o Grupo Abra seria de caráter não vinculante.
"A companhia e seus assessores estão conduzindo um processo competitivo, por meio do qual avaliarão propostas de financiamento para saída do procedimento de Chapter 11, além de outras transações alternativas viáveis e competitivas, incluindo oportunidades apresentadas por potenciais fontes de capital próprio e de dívida", concluiu a Gol.
A possibilidade de fusão entre as duas companhias aéreas vem sendo discutida desde o final do ano passado. Inclusive, a Azul já havia sinalizado a continuidade de conversas com o Grupo Abra, reforçando os rumores sobre um possível acordo no setor aéreo brasileiro.
Gol (GOLL4) e Azul (AZUL4): entenda detalhes de possível fusão
Gol e Azul representam cerca de 60% do mercado aéreo brasileiro, o que, em caso de fusão, poderia gerar sinergias significativas, como maior conectividade nas rotas e condições mais favoráveis para renegociar contratos de leasing.
Segundo o BTG Pactual, a sobreposição de rotas entre as duas empresas é relativamente baixa, o que favorece a complementaridade operacional. A GOLL4 tem maior presença em hubs corporativos como Congonhas (CGH), Santos Dumont (SDU) e Brasília (BSB), enquanto a AZUL4 é mais forte em rotas regionais e no interior do país.
Contudo, a fusão entre Gol e Azul enfrentaria obstáculos como a aprovação de órgãos reguladores devido à alta concentração de mercado.
O BTG Pactual destaca que, embora a combinação de mercado das empresas possa ser questionada, o argumento de "empresas em dificuldade" pode ser utilizado para justificar a fusão, especialmente considerando o atual cenário financeiro das duas companhias.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.