IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Empresas oferecem benefícios incríveis e incomuns a funcionários

Polly Mosendz

07/02/2017 14h16

(Bloomberg) -- Os benefícios oferecidos atualmente pelas empresas vão além do tradicional punhado de dias de férias remuneradas. Na tentativa de atrair os melhores e mais brilhantes profissionais -- e convencê-los a ficar --, algumas empresas americanas estão oferecendo de tudo, desde o reembolso das mensalidades da universidade até limpeza de carros.

Algumas das melhores regalias, e também as mais incomuns, vêm de empresas suecas, consultorias e gigantes das redes sociais, segundo um estudo sobre benefícios divulgado na terça-feira pelo site especializado em carreiras Glassdoor. O estudo focou nos raros e exitosos benefícios oferecidos pelas empresas.

A Ikea, por exemplo, conseguiu uma nota 4,4 de um máximo de 5 para os benefícios globais, entre as mais altas registradas pelas empresas analisadas pelo Glassdoor. A nota foi calculada com base nas pontuações de um a cinco que os usuários compartilham no serviço. Cinco, a nota mais alta, indica que o funcionário está "muito satisfeito" com um benefício ou regalia.

A licença parental remunerada para funcionários que trabalham em horário completo ou em meio período ajudou a gigante da indústria de móveis a alcançar essa pontuação elevada. A Bain & Co. teve uma nota de 4,7, graças em parte a regalias de viagens, e o Facebook, conhecido pelo ótimo plano de saúde e pelos altos salários, também recebeu 4,7. O Starbucks, que oferece reembolso de mensalidades para funcionários que estudam on-line na Universidade do Estado do Arizona, somou 4,3.

Uma das poucas instituições financeiras da lista, o Goldman Sachs ganhou uma classificação de 4,1 em termos de benefícios. Entre os mais destacados está a cobertura da cirurgia de mudança de sexo, oferecida pela instituição desde 2008.

Entre os benefícios mais incomuns estão cortes de cabelo, tratamentos em spas e intervenções odontológicas, todos oferecidos pela empresa de biotecnologia Genentech, que ganhou uma classificação de 4,3. A empresa de varejo Timberland oferece 40 horas de tempo remunerado livre (para ser gasto com voluntariado) e a Deloitte oferece períodos sabáticos com remuneração parcial.

No tocante a quais benefícios animam os funcionários, a assistência médica está no topo da lista, seguida de descanso remunerado e planos de aposentadoria, segundo pesquisa realizada pelo Glassdoor.

As regalias mais deliciosas são as da In-N-Out Burgers. A rede de fast-food oferece gratuitamente um hambúrguer Double-Double e batata frita a cada turno. Não se sabe se a regalia inclui a adorada opção Animal Style.