Bolsas

Câmbio

Dois terços dos americanos não economizam para aposentadoria

Ben Steverman

(Bloomberg) -- Os americanos não estão economizando dinheiro suficiente para se aposentar.

É verdade que há muito tempo se diz isso. Mas agora alguns números inquietantes revelam a gravidade da situação. Dois terços dos americanos não contribuem com nada para seus planos 401(k) nem para outras contas de aposentadoria disponíveis por meio de seu empregador.

Milhões de pessoas não estão economizando no emprego porque não têm acesso a um plano de aposentadoria no local de trabalho ou porque, embora tenham, não estão colocando dinheiro nele. Para muitos simplesmente não sobra nada para economizar, mas uma nova análise mostra que também existem outros motivos.

Até o momento, a magnitude exata do problema não era clara. É possível que as pesquisas não sejam confiáveis: pequenas empresas são difíceis de avaliar e muitos trabalhadores simplesmente não sabem quais são suas opções, especialmente se os empregadores não se empenharem para inscrevê-los. Informações sobre um plano 401(k) podem fazer parte da pilha de papéis entregue no primeiro dia no emprego, que a pessoa não lê ou não entende e acaba deixando completamente de lado.

Agora, pesquisadores do Escritório do Censo dos EUA criaram estimativas a partir de dados fiscais, que deveriam ser mais confiáveis do que pesquisas. A conclusão: apenas cerca de um terço dos trabalhadores está economizando com um 401(k) ou plano de aposentadoria similar com impostos diferidos. Além disso, a diferença entre o número de empregadores que oferecem planos de aposentadoria e o número de trabalhadores que economizam com esses planos é muito maior que o esperado.

Estatísticas

Michael Gideon e Joshua Mitchell, pesquisadores do Escritório do Censo, analisaram registros de declarações fiscais W-2 apresentadas desde 2012 para identificar 6,2 milhões de empregadores e 155 milhões de trabalhadores com 219 milhões de empregos. Esses dados produziram estimativas muito diferentes das obtidas em pesquisas anteriores.

Por exemplo, estimativas anteriores sugeriam que mais de 40 por cento dos empregadores do setor privado se responsabilizavam por um plano de aposentadoria. Registros fiscais revelaram um conjunto muito maior de pequenas empresas, fato que mostra que, ao todo, apenas 14 por cento dos empregadores oferecem um 401(k) ou outro plano de contribuição definida a seus trabalhadores.

Empresas de maior porte são as mais propensas a oferecer planos 401(k), e como empregam mais pessoas que as empresas pequenas, elas distorcem o total geral de trabalhadores americanos que têm essa opção. Gideon e Mitchell estimam que 79 por cento dos americanos trabalham em locais que se responsabilizam por um plano no estilo do 401(k). A boa notícia é que essa proporção está mais de 20 pontos acima das estimativas anteriores. A má notícia é que apenas 41 por cento dos trabalhadores desses empregadores fazem contribuições para um plano desse tipo - mais de 20 pontos abaixo das estimativas anteriores.

Propostas

Legisladores propuseram diversas formas de fazer com que mais pessoas economizem. Vários estados estão experimentando com estratégias para cadastrar todos os trabalhadores em uma conta de aposentadoria. Mas eles enfrentam uma forte oposição do Congresso, controlado pelo Partido Republicano, e do setor financeiro.

Além disso, qualquer iniciativa para convencer os trabalhadores a economizar para a aposentadoria enfrenta um desafio desanimador: será que os americanos têm dinheiro para poupar? A dívida estudantil e os créditos para financiar veículos estão em níveis recorde, segundo dados do Federal Reserve publicados em 16 de fevereiro, e a dívida total dos consumidores está crescendo ao ritmo mais acelerado em três anos.

A aposentadoria é uma meta importante, mas muitos americanos parecem ter preocupações financeiras mais urgentes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos