O melhor sundae da velha guarda de Nova York

Kate Krader

(Bloomberg) -- Se você quer conhecer a versão real de um filme de terror para um novaiorquino, basta estar na filial de West Village da Magnolia Bakery quando um ônibus turístico de Sex and the City estacionar do lado de fora. Para os locais, a fila que se forma todos os dias do lado de fora dessa pitoresca padaria é fonte contínua de perplexidade, especialmente considerando que a participação da padaria no filme durou apenas 30 segundos.

Os novaiorquinos tendem a evitar esse tipo de fila durante o dia, mas isso tem mudado ultimamente. No Tim Ho Wan, um restaurante de dim sum, a iguaria de Hong Kong, dezenas de pessoas se reúnem do lado de fora antes da abertura, às 10 da manhã, atrás dos bolinhos de carne de porco caramelizada. No novo Chefs Counter, a multidão que espera o sanduíche de brioche com ovo cremoso Eggslut de Alvin Cailan não arreda pé antes de o produto esgotar, ao meio-dia.

Eu não entro em nenhuma dessas filas (exceto talvez por um Cronut), mas me vi do lado de fora da Serendipity 3 recentemente em uma ensolarada manhã em um dia de semana. Quando cheguei, às 11h20, 10 minutos antes de as portas serem abertas, já havia uma fila de meia quadra. A espera, disseram, levaria meia hora.

Eu sou fã da Serendipity 3 desde jovem, mas não pelo brilho, nem pelo chocolate quente derretido de que todos falam. O que eu idolatro mesmo é o sundae de chocolate quente. Na aparência, é uma receita simples, com um punhado de coberturas e opções de sorvete, uma grande porção de creme chantili e cereja ao marrasquino. Minha escolha sempre foi de sorvete com chips de chocolate (tenho certeza de que era da marca Hershey's) com uma grossa camada de calda de chocolate.

Eu pedi meu sundae com três bolas de sorvete -- chocolate, café e baunilha (US$ 12,50). Infelizmente, a Serendipity 3 já não oferece a opção com chips de chocolate. E, como todo mundo, também pedi um chocolate quente congelado (US$ 10,95), que é exibido em lindos pacotes na vitrine do restaurante.

O sundae ainda é ridiculamente bom. Nosso garçom disse que o sorvete era Häagen-Dazs, o que eu não acredito; o sorvete de baunilha da empresa normalmente não vem com chips gelados dentro. Ele também disse que a calda quente não é caseira, vem em "latas".

Não importa. Em um copo de sundae, a calda é puro chocolate, tão grossa que fica suspensa nas laterais, escorrendo para o prato em câmera lenta. O sorvete também tem a proporção certa. O sorvete de chocolate e café é suave e de aroma rico. O chantili que vai por cima não contém açúcar -- a doçura teria feito o sundae passar dos limites --, com picos satisfatórios.

Como toque final, uma cereja vermelha e brilhante é colocada em um dos lados da pilha de chantili.

No geral, esse sundae é a pedida perfeita.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos