IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Madonna busca casa em Lisboa e esquenta mercado imobiliário português

A cantora Madonna durante apresentação em Nova York - Shaun Tandon/AFP
A cantora Madonna durante apresentação em Nova York Imagem: Shaun Tandon/AFP

Henrique Almeida

14/06/2017 12h19

(Bloomberg) -- Madonna, estrela do pop, está procurando uma casa em Lisboa, e tem gente empolgada com isso em Portugal. Para outros, o apelo da cidade significa que os preços dos imóveis se tornarão inacessíveis.

A cantora americana, a última celebridade a considerar uma casa em Lisboa, visitou no mês passado um palácio que fica no topo de uma colina e pertenceu a António Champalimaud, que era o homem mais rico de Portugal quando faleceu, em 2004, de acordo com Gustavo Soares, diretor da Sotheby's International Realty no país.

Madonna também visitou algumas propriedades nas colinas verdejantes de Sintra, perto de Lisboa, disse ele.

"O fato de que Madonna esteja procurando imóveis em Lisboa não é simplesmente legal para o mercado; é algo que aparecerá nas manchetes e continuará dando impulso às vendas de imóveis em Lisboa e em outros lugares de Portugal", disse Soares, cujo portfólio de propriedades inclui algumas das que foram visitadas pela cantora.

Para muitos moradores locais que afirmam que cada vez mais são excluídos do mercado imobiliário, que se empenha em atrair estrangeiros, este é um motivo de preocupação.

O preço da moradia em Lisboa subiu 35% a partir de 2012 e chegou a 2.318 euros (US$ 2.599) por metro quadrado em 2016, o valor mais alto desde pelo menos 2007, de acordo com a Confidencial Imobiliário, que coleta dados sobre o setor imobiliário.

Em média, a renda disponível por família em Portugal subiu 3,8% a partir de 2012, para 17.967 euros em 2015, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística.

Pessoas como Madonna, a mais recente de um grupo de celebridades que demonstram interesse por Lisboa, contribuem para o aumento dos preços.

Ela recentemente compartilhou fotos da cidade em sua conta do Instagram, como uma em que aparecem crianças caminhando pela rua com camisetas do time de futebol Benfica que foi acompanhada pela legenda "Onde a vida começa".

Entre as celebridades atraídas pela cidade está também a atriz italiana Monica Bellucci, que disse em comentários transmitidos no ano passado que possui uma casa em Lisboa.

O estilista francês Christian Louboutin e o ex-jogador do Manchester United Eric Cantona também fazem parte da elite de moradores ocasionais da capital portuguesa.

Embora alguns estrangeiros se apaixonem pela cidade frequentemente comparada com São Francisco por causa de seus morros íngremes, seus bondes e sua ponte suspensa vermelha, outros talvez busquem os incentivos fiscais concedidos a alguns expatriados que se mudam para a capital mais ocidental da Europa continental. A maioria dos habitantes não recebe nenhum tratamento especial.

"As famílias portuguesas enfrentam um problema grave de acessibilidade em relação ao mercado habitacional de Lisboa", disse Leonor Duarte, fundadora do grupo "Morar em Lisboa", que coletou mais de 4.000 assinaturas para uma carta virtual que pede que o governo ajude a fornecer moradia acessível às famílias locais na cidade.

"Já vimos isso acontecer em outras cidades, como Vancouver, onde o mercado imobiliário se desconectou completamente da economia local."