IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Onda de investimentos da Tencent em startups chega ao espaço

Stephen Engle e Lulu Yilun Chen

21/06/2017 10h17

(Bloomberg) -- A Tencent Holdings é mais conhecida pelo superapp WeChat e pelo implacável ritmo de investimento em startups. Agora, a gigante chinesa das redes sociais está à procura de oportunidades fora da Terra.

A maior corporação da China investiu na Moon Express, uma startup que tem o objetivo de colocar drones no corpo lunar; na Satellogic, da Argentina, especializada em imagens de satélite; e na Planetary Resources, que avalia a mineração de asteroides. Essas empresas formam um trio incomum de investimento para uma empresa que normalmente busca um conteúdo de entretenimento bem terrestre e tecnologias promissoras, como inteligência artificial e realidade virtual.

A Tencent -- uma das empresas que mais realizam aquisições na cena tecnológica da China -- está tentando ser criativa e talvez alterar a vida no planeta no processo, disse David Wallerstein, que na função de "diretor de exploração" da Tencent tem a tarefa de encontrar grandes ideias com retornos indeterminados a curto prazo e que, em teoria, poderiam gerar mudanças monumentais. Sua equipe de seis pessoas nos EUA investiu em pelo menos 40 empresas fora da China e busca projetos em áreas que vão desde mudanças climáticas até sensores médicos.

"Estamos abertos ao inesperado", disse ele em entrevista à Bloomberg Television. "Nós gostaríamos de ver até que ponto a humanidade pode avançar, e há essas perguntas abertas sobre o que podemos fazer fora da Terra."

A série de aquisições cada vez mais aventureira da Tencent reflete uma ambição crescente que tem impulsionado a nova safra de titãs da internet da China, incluindo a Alibaba, além de seus negócios principais e mercados domésticos. A Alibaba, que começou como uma loja de comércio eletrônico, agora está investindo agressivamente em inteligência artificial e computação em nuvem. A Baidu, um serviço de busca, expressou seus objetivos para a fabricação de carros autônomos.

Título em inglês: Tencent's Startup Investment Frenzy Now Reaches Outer Space