IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mercado Livre bate recorde com 12 transações por segundo

Fabiola Moura

22/06/2017 12h32

(Bloomberg) -- MercadoLibre Inc., mercado virtual com atuação na América Latina vendeu pela primeira vez mais de um milhão de itens em um período de 24 horas em meados de maio, atingindo o marco após oferecer frete gratuito no Brasil, onde opera como Mercado Livre, aproveitando a busca por barganhas dos consumidores diante dos problemas econômicos do País.

O novo recorde de vendas, batido em 16 de maio e repetido duas vezes em junho, faz parte da tendência de expansão do comércio eletrônico na região, disse o diretor de operações Stelleo Tolda, em entrevista por telefone. Apenas cerca de 3 por cento das vendas do varejo na América Latina são efetuadas pela internet, disse ele, o que dá à empresa muito espaço para crescer.

"Tem uma sofisticação maior do consumidor, que passa a buscar itens no comércio eletrônico mais individualizados, mais personalizados", como roupas, móveis e objetos de decoração, disse Tolda. Esses itens sequer apareciam entre os campeões de vendas de quatro anos atrás. Acessórios para carros, telefones celulares e eletrônicos de consumo também têm demanda elevada, segundo a empresa com sede em Buenos Aires, que virou membro do Nasdaq 100 Index há uma semana.

As ações do MercadoLibre subiram 77 por cento neste ano em Nova York.

Assim como a Amazon.com e o eBay, o MercadoLibre serve de vitrine para os vendedores comercializarem de tudo, de roupas a videogames, novos e usados, sendo que os itens novos respondem por 98 por cento das vendas totais. Assim como a Amazon, a empresa está focada em expandir-se rapidamente para novos negócios, mesmo que isso gere custos adicionais imediatos.

A economia brasileira está começando a sair da pior recessão de sua história. O desemprego caiu de forma inesperada no período de três meses finalizado em abril, mas o número de pessoas sem trabalho continua sendo recorde.

O MercadoLibre planeja investir R$ 1 bilhão no Brasil neste ano, principalmente para implementar a política de frete gratuito. A prática, lançada no México em 2016, fez as vendas naquele país quase dobrarem, disse Tolda.

Cerca de 60 por cento das vendas do MercadoLibre provêm do Brasil, 20 por cento do México e da Argentina, e o restante, dos outros 16 países onde a empresa opera.

Título em inglês: With 12 Transactions a Second, MercadoLibre Breaks Sales Record