IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Tesla lança seu primeiro Model 3 e é para Elon Musk

Tom Randall

10/07/2017 13h33

(Bloomberg) -- Ele finalmente chegou: o Model 3, o revolucionário carro elétrico de US$ 35.000 da Tesla. Um único Model 3 preto saiu da linha de produção na sexta-feira com um número de série próprio, o pontapé inicial para seis meses fundamentais para a empresa. O carro pertencerá a Elon Musk, CEO e cofundador da Tesla, que postou imagens no Twitter no fim de semana.

A Tesla já recebeu aproximadamente meio bilhão de dólares em depósitos para o Model 3, a US$ 1.000 cada, e com o cronograma de produção proposto, a empresa poderia rivalizar com outras fabricantes de veículos consolidadas no mercado americano como a BMW e a Mercedes no fim do ano. A única coisa que a Tesla tem que fazer para se tornar a primeira fabricante de carros elétricos para o mercado de massa é provar que pode fabricar, entregar e fazer a manutenção de um número enorme desses veículos -- sem sacrificar a qualidade.

Um já está pronto, agora faltam milhões.

A aceleração da produção começará lentamente. A Tesla planeja entregar as chaves de 30 carros em uma festa de lançamento em 28 de julho. Depois, a meta é fabricar 100 carros - menos de três por dia - em agosto, segundo uma série de tuítes de Musk na semana passada. Em setembro serão mais 1.500 carros e a produção será ampliada e chegará a 20.000 carros por mês em dezembro, disse Musk. É um cronograma agressivo que mais do que dobrará a taxa total de produção da Tesla em seis meses e depois a multiplicará por cinco até o fim do ano que vem.

Entrega

A entrega das chaves começará na Califórnia e se deslocará para o leste, com foco inicial nos funcionários da Tesla e da SpaceX, a empresa de foguetes de Musk, e depois nas outras reservas dos EUA de quem estava fila na apresentação do carro, há cerca de 15 meses. As pessoas que fizeram novos pedidos hoje só receberão o carro em meados do ano que vem, de acordo com o site da Tesla.

A fabricante de veículos começará com calma, porque quer evitar o lançamento desastroso do Model X, marcado por carrocerias mal alinhadas, falhas de software, problemas com as portas de asa de gaivota e com os assentos parecidos com os de uma nave espacial, e um recall da frota inteira por um problema com o cinto de segurança (a maioria desses defeitos já foi solucionada e atualmente o Model X é o quarto SUV de luxo mais vendido nos EUA).

A Tesla ainda não divulgou uma lista detalhada das especificações, funções e preços do Model 3, a maior parte dos quais será revelada no lançamento do carro, em 28 de julho. Isto é o que foi divulgado até agora:

* O Model 3 acelera de zero a 96 quilômetros por hora em 5,6 segundos, de acordo com especificações publicadas pela Tesla em maio. É mais rápido do que o modelo básico da Série 3 da BMW e da Classe C da Mercedes-Benz, os carros mais vendidos no espaço de compactos de luxo.

* O carro fará pelo menos 344 quilômetros por carga, com opções para colocar uma bateria maior. No ano passado, Musk disse que a empresa tentará atingir uma autonomia ainda maior.

* A carroceria é feita de uma mistura de alumínio leve e aço mais barato, com mais deste último.

* O carro está projetado para acomodar cinco adultos confortavelmente, em parte colocando os assentos dianteiros mais para a frente para dar mais espaço para as pernas no assento de trás.