Bolsas

Câmbio

Sino do Big Ben de Londres ficará em silêncio por quatro anos

Alex Morales

(Bloomberg) -- O Big Ben ficará em silêncio durante quatro anos a partir da segunda-feira, 21 de agosto, para permitir a realização de obras de restauração no sino, no relógio e na torre do Parlamento, símbolos de Londres.

O sino de 13,7 toneladas da Torre Elizabeth deve parar de tocar para garantir a segurança dos trabalhadores no projeto de restauração, informou a Câmara dos Comuns na segunda-feira, em declaração enviada por e-mail. O sino repica a cada 15 minutos e trabalhou praticamente sem interrupção durante 157 anos. A última interrupção para manutenção ocorreu em 2007, e antes disso trabalhos de remodelação silenciaram o sino de 1983 a 1985. Ele também foi silenciado para o funeral da ex-primeira-ministra Margaret Thatcher, em 2013.

O trabalho para salvaguardar a parte mais famosa do Palácio de Westminster avançará em meio ao debate dos parlamentares a respeito de qual o melhor caminho para restaurar o edifício inteiro; trata-se de um projeto que pode custar 5,7 bilhões de libras (US$ 7,4 bilhões) e levar até quatro décadas.

Grande parte do complexo data de meados do século 19 e está cheio de amianto, e além disso a poluição está causando a destruição da estrutura de pedra. Os sistemas de encanamento, eletricidade, drenagem e ventilação são antiquados e nunca passaram por uma grande remodelação.

"O silêncio do Big Ben é um marco significativo desse projeto crucial de conservação", afirmou o guardião do Grande Relógio, Steve Jaggs. "Este programa essencial de obras protegerá o relógio a longo prazo."

Jaggs chamou o público a se reunir na Praça do Parlamento em 21 de agosto para ouvir as últimas badaladas do sino dos próximos quatro anos.

(Atualizações com detalhes de restauração em dois parágrafos finais.)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos