IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Uber contrata ex-executivo do Goldman para gerar impulso na Ásia

Yoolim Lee

17/08/2017 15h05

(Bloomberg) -- A Uber Technologies está contratando o ex-presidente do conselho do Goldman Sachs para o Sudeste Asiático para comandar o desenvolvimento de seus negócios do Japão a Cingapura.

Brooks Entwistle, que anunciou sua aposentadoria em 2012 após duas décadas no banco de investimentos dos EUA, será diretor de negócios da Uber na região Ásia-Pacífico e membro-chave da liderança regional da gigante do transporte compartilhado. Entre suas responsabilidades estará a de fechar parcerias e formar alianças relacionadas aos veículos autônomos na região, com exceção da Índia. Ele chega à Uber vindo da Everstone Group, uma empresa de private equity e imobiliária com escritórios na Índia e em Cingapura, onde atuou como CEO.

A Uber está contratando um financista norte-americano com profunda experiência na Ásia em um momento em que concorrentes bem financiadas estão minando seus negócios. A Didi Chuxing expulsou a Uber da China no ano passado e a Grab -- atualmente sua rival regional mais feroz -- captou US$ 2 bilhões no mês passado da Didi e da SoftBank Group naquele que foi o maior financiamento de risco da história do Sudeste Asiático. A rápida expansão da Uber na região também gerou confrontos com os governos locais, inclusive nas Filipinas, onde a empresa contesta uma suspensão imposta pelo governo.

"A Uber é uma empresa do tipo que surge uma vez por geração", disse ele, em entrevista, em Cingapura, acrescentando que a negociação para se juntar à Uber começou seriamente em abril. "Eu não teria entrado se não visse uma enorme oportunidade."

A startup mais valiosa do mundo continua sendo uma forte concorrente em mais de 100 cidades espalhadas por 18 países asiáticos. Entwistle, um alpinista que chegou ao pico do Everest, ingressou no Goldman em 1989 como analista. Antes de deixar o banco, em 2012, ele estabeleceu a unidade indiana do banco de investimento, em 2006, e permaneceu como chefe no país até o início de 2011. Ele trabalhou também como supervisor de eleições da Organização das Nações Unidas no Camboja em 1992 e 1993.

Ele trabalhará sob o comando de David Richter, chefe global de negócios da Uber em São Francisco.