IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

BP investe em serviço de jatos fretados similar ao Uber

Anna Hirtenstein

19/09/2017 11h54

(Bloomberg) -- O fundo de capital de risco da BP investiu US$ 10 milhões na Victor, uma empresa que conecta operadoras de jatos privados a passageiros de forma similar à da Uber Technologies com carros.

Os voos reservados por meio da Victor passarão a ter carbono neutro mediante a compensação de suas emissões, segundo Akira Kirton, diretor-gerente da BP Ventures. A gigante do petróleo também fornecerá combustível de aviões por meio da subsidiária Air BP.

"Eles não possuem aviões, eles conectam digitalmente operadoras e passageiros de forma transparente", disse Kirton por telefone.

A BP tem um programa denominado Target Neutral no Peru e no México que compensa as emissões de carbono oferecendo fogões que poluem menos do que a biomassa normalmente usada. A empresa também mantém um programa de proteção florestal na Zâmbia, entre outras iniciativas.

O mercado-alvo da Victor são os indivíduos de patrimônio líquido elevado e empresas interessadas em voos fretados, disse ele. A empresa de afretamento de jatos privados tem sede em Londres e também abriu recentemente um escritório em Nova York. Os recursos da BP serão usados para uma estratégia de crescimento focada na Ásia.

A BP também investiu recentemente US$ 30 milhões na Fulcrum, uma fabricante de biocombustível de avião feito a partir de lixo urbano. A empresa está construindo uma fábrica em Nevada, EUA, que deverá iniciar a produção até 2020. A BP Ventures espera usar o biocombustível produzido na instalação em voos da Victor.