Opinião: Fabricantes suíças deveriam se preocupar com Apple Watch
(Bloomberg) -- A recuperação da indústria de relógios suíços continua avançando.
As exportações de relógios suíços aumentaram 4,2 por cento em agosto, uma ligeira aceleração em relação a julho.
Mas o dado otimista traz um alerta, em particular para as fabricantes de relógios mais baratos.
O crescimento de agosto foi totalmente impulsionado pelos modelos mais caros: aqueles com preço de exportação de 3.000 francos suíços (US$ 3.085) ou mais.
A demanda no segmento de preços mais baixos continuou caindo e é provável que boa parte desse fenômeno se deva à ascensão dos relógios inteligentes.
Esta é uma má notícia para a Swatch, cujos produtos mais baratos competem diretamente com esse novo tipo de relógio. Cerca de dois terços das suas vendas são de produtos que custam menos de 1.000 francos, segundo a Exane BNP Paribas.
A empresa tem algumas marcas de alto padrão, como Breguet e Harry Winston, mas ainda assim sua exposição à camada inferior é significativa. A Swatch informou na semana passada que suas marcas de alto padrão registravam o melhor crescimento das vendas.
A Richemont, por outro lado, com marcas como Jaeger-LeCoultre e IWC, está mais exposta ao alto padrão. Apesar dos problemas enfrentados durante a crise do setor de luxo, essa exposição oferece uma proteção maior contra a ascensão dos relógios inteligentes.
O Gadfly argumenta desde janeiro de 2016 que as fabricantes de relógios suíças não devem ignorar -- e muito menos zombar de -- a nova geração de relógios.
Pelo menos algumas fabricantes reconheceram o apelo entre os consumidores e começaram a produzir seus próprios relógios inteligentes. A tecnologia digital está chegando à Montblanc, da Richemont, à Tag Heuer, da LVMH, e à Tissot, da Swatch.
O relógio da Apple talvez não tenha sido um sucesso instantâneo como, por exemplo, o iPhone, mas veio para ficar. Se realmente quiserem chamar a atenção da dourada geração Y, as fabricantes de relógios suíças precisam dar partida em seus cronômetros digitais.
*Esta coluna não reflete necessariamente a opinião da Bloomberg LP e de seus proprietários.
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