IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Quer estacionamento grátis? Dirija um carro elétrico em Dubai

Fatma Abusief

25/09/2017 10h08

(Bloomberg) -- Dubai, com suas rodovias de 14 faixas e moradores dependentes de carros, oferecerá estacionamento gratuito e locomoção livre de pedágios para incentivar os motoristas a adotarem carros elétricos como forma de reduzir as emissões de carbono nos Emirados Árabes Unidos, um país rico em petróleo.

A Autoridade de Eletricidade e Água de Dubai (Dewa, na sigla em inglês) pretende ter 32.000 carros elétricos nas vias locais em 2020 e 42.000 em 2030, disse o CEO Saeed Al Tayer no domingo, em entrevista coletiva, em Dubai. A Dewa instalou 100 estações de recarga em toda a cidade até 2015 e pretende adicionar mais 100 até o fim de 2018, disse ele.

"Como incentivo, os usuários registrados pela Dewa poderão ter seus veículos elétricos recarregados nas estações de recarga de veículos elétricos Green Charger da Dewa de forma completamente gratuita até o fim de 2019", disse Al Tayer. Juntamente com a Autoridade Rodoviária e de Transporte, a empresa de eletricidade também oferece espaços de estacionamento gratuitos e isenções em pedágios e taxas de registro de veículos para os proprietários de carros elétricos.

Os países produtores de petróleo do Oriente Médio estão passando a optar por fontes renováveis de energia para ajudar a reduzir o uso doméstico de petróleo e a preservar mais petróleo para exportação. Dubai, o segundo maior xecado dos Emirados Árabes Unidos -- que detém cerca de 6 por cento das reservas de petróleo do mundo --, começou a construir uma usina solar de 1,2 bilhão de dirhams (US$ 327 milhões) e a vizinha Arábia Saudita está planejando seu primeiro projeto eólico com escala para distribuição. A especialista em veículos à bateria Tesla abriu sua primeira concessionária em Dubai em julho em um momento em que o incipiente mercado de veículos elétricos ganha forma em todo o mundo.