IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Grécia aposta na maconha medicinal para estimular investimentos

Eleni Chrepa e Antonis Galanopoulos

14/11/2017 14h08

(Bloomberg) -- Os investidores em projetos de maconha medicinal estão focando na Grécia, onde o clima quente e ensolarado e uma futura lei possivelmente favorável podem ajudar o governo a cumprir a promessa de tirar o país de sete anos de crise econômica.

Os produtores manifestaram interesse em injetar mais de 1,5 bilhão de euros (US$ 1,74 bilhão) em projetos de construção de parques com estufas para cultivo e produção de cannabis, disse Evangelos Apostolou, ministro do Desenvolvimento Rural e da Alimentação, em entrevista. A iniciativa daria à Grécia uma fatia do mercado global que, segundo o governo, poderá valer 200 bilhões de euros nos próximos 10 anos.

O primeiro-ministro Alexis Tsipras conta com o investimento para impulsionar a recuperação econômica e permitir que o país deixe o terceiro programa de resgate. As projeções são de crescimento próximo de 2 por cento neste ano e de 2,5 por cento em 2018.

Um único campus com 12 a 15 estufas de cannabis poderia gerar 400 empregos, segundo a força-tarefa que prepara um projeto de lei para legalização da maconha medicinal na Grécia. O desemprego no país está acima de 20 por cento desde novembro de 2011, um dos níveis mais elevados da União Europeia.

O governo Tsipras planeja apresentar um projeto de lei englobando a legalização da maconha medicinal até o fim do ano. Se aprovado, pode haver tempo suficiente para colheita no próximo verão, segundo a força-tarefa, que atualmente trabalha na preparação da legislação.

Países como o Uruguai e vários estados dos EUA já legalizaram a posse geral em diferentes níveis, mas a Grécia não tem planos do tipo. O cultivo e a venda terão apenas fins medicinais, disse Apostolou. "Milhares de famílias gregas com integrantes que sofrem de doenças graves como câncer e mal de Parkinson poderão conseguir drogas produzidas aqui, segundo as diretrizes da Organização Mundial da Saúde."

Náuseas, câncer

A OMS cita estudos que demonstram os efeitos terapêuticos dos canabinoides contra náuseas e vômitos nos estágios avançados de doenças como câncer e AIDS. Outros usos terapêuticos foram demonstrados por estudos controlados, inclusive no tratamento da asma e do glaucoma.

A produtora canadense de maconha medicinal Tilray afirmou em setembro que planeja investir 20 milhões de euros em Portugal, apostando no aumento da demanda na Europa. A Cronos Group, com sede em Toronto, fechou acordo com um atacadista farmacêutica para abastecer o mercado de maconha medicinal da Alemanha e estuda expandir-se a outras partes da União Europeia, disse o CEO Mike Gorenstein em entrevista.

"É provável que já tenhamos dialogado com 20 países até o momento, com reguladores, empreendedores e empresas farmacêuticas", disse Gorenstein, por telefone. "Se fôssemos escolher outro país na Europa para produzir, nos basearíamos em registros históricos e em um clima forte."

--Com a colaboração de Joao Lima e Jen Skerritt