IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Repsol negocia acordo de energia renovável com grupo KKR, diz fonte

Rodrigo Orihuela

16/01/2018 12h35

(Bloomberg) -- A Repsol negocia com a X-Elio, da KKR & Co., uma possível aquisição em meio à busca por ativos de energias renováveis, segundo uma pessoa a par do assunto.

O início da negociação com a X-Elio coincide com o trabalho da Repsol de criação de uma estratégia para as energias renováveis. Entre as opções da petroleira espanhola estão a aquisição de uma produtora de energia limpa, a formação de parceria com uma empresa do tipo ou outras estratégias, segundo a pessoa a par do assunto. Nenhuma decisão foi tomada.

O presidente do conselho da Repsol, Antonio Brufau, busca expandir a empresa além do negócio principal de exploração e refino de petróleo e de postos de gasolina. Os executivos trabalham em um novo plano estratégico para transformar a Repsol em uma "empresa de energia" e no mês passado a empresa indicou que está avaliando a venda de uma participação de 20 por cento na Gas Natural SDG para levantar caixa e reduzir dívidas.

Nesta semana, duas pessoas a par do trabalho da Repsol disseram que a petroleira também está estudando outras possíveis aquisições ou parcerias com outras empresas além da unidade de propriedade da KKR.

As decisões refletem um novo interesse de algumas das maiores petroleiras em energia limpa. Depois de reduzir os investimentos em alternativas aos combustíveis fósseis durante a maior parte dos anos 1980 e 1990, as empresas, lideradas pela Royal Dutch Shell e pela BP, assumiram pequenas participações em empreendimentos do campo de energias renováveis.

Na mira

A Shell trabalha na tecnologia de células de combustível de hidrogênio para carros e em parques eólicos offshore e a BP comprou uma participação minoritária em uma desenvolvedora de energia solar chamada Lightsource Renewable Energy. Isso levou as empresas além do trabalho nos biocombustíveis patrocinado pelo setor há anos.

No caso da Repsol, a X-Elio levaria 650 megawatts em capacidade de energias renováveis em 12 países. A KKR é dona de 80 por cento da empresa e a espanhola Gestamp, do restante. A KKR adquiriu sua participação do grupo espanhol em dezembro de 2015, com valor da firma de cerca de US$ 1 bilhão.

Repsol, KKR e X-Elio preferiram não comentar. Não foi possível encontrar representantes da Gestamp Renovables imediatamente para comentar.

--Com a colaboração de Sarah Syed