PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

Firma de capital de risco aposta em criptomoeda com governança

Rob Urban

19/02/2018 12h47

(Bloomberg) -- O que o mundo precisa é de uma criptomoeda com alguma regulação embutida -- pelo menos na visão de Ken Lang e Ciaran Hynes.

A empresa de capital de risco deles, a Cosimo Ventures, está investindo US$ 3 milhões na Oneiro, uma startup de tecnologia financeira com sede em Dublin e Boston. A firma está desenvolvendo uma criptomoeda chamada Ndau, projetada para ser "uma ótima reserva de valor a longo prazo", segundo Lang.

A empresa até o momento não forneceu muitos detalhes sobre a moeda, que poderá ser disponibilizada em meados de maio, segundo Lang e Hynes.

A ênfase deles na criação de "reserva de valor" é de certa forma diferente da ideia inicial do bitcoin, pensado principalmente para ser usado como método de pagamento. As violentas oscilações de preços do bitcoin o tornaram pouco prático para essa finalidade e autoridades de todo o mundo agora têm dificuldades para lidar com um ativo pensado para ser livre de regulação e supervisão governamental.

No entanto, "o mundo das criptomoedas precisa ter instituições de governança", disse Lang. E esse controle, afirmou, deve vir da própria comunidade das criptomoedas, usando o blockchain, o software que o sustenta. "O blockchain é uma plataforma para construção de instituições livres de interferências. Essa é a ideia por trás disso."