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Audi planeja expansão de US$ 49 bi para desafiar BMW e Mercedes

Chris Reiter e Christoph Rauwald

15/03/2018 11h15

(Bloomberg) -- A Audi planeja investir 40 bilhões de euros (US$ 49 bilhões) nos próximos cinco anos porque a marca de automóveis de luxo vai expandir sua oferta e acelerar a mudança para os veículos elétricos, na tentativa de recuperar terreno de vendas perdido para a BMW e a Mercedes-Benz.

A Audi, a terceira maior fabricante mundial de veículos de luxo, apresentará mais de 20 modelos neste ano, incluindo seu primeiro automóvel elétrico, reavivando uma expansão que foi prejudicada por seu envolvimento no escândalo de diesel da Volkswagen. A Audi reservou 387 milhões de euros no ano passado para cobrir os custos de recall e os riscos legais decorrentes dos motores a diesel manipulados que desenvolveu.

Para avançar com os carros elétricos, a Audi planeja complementar o SUV a bateria E-Tron, que chegará às concessionárias ainda neste ano, com uma versão GT esportiva de quatro portas no início da próxima década. No geral, a Audi planeja lançar mais de 20 modelos eletrificados, incluindo variantes híbridas, até 2025. A fabricante alemã espera que no futuro esses veículos representem cerca de um terço das vendas.

"Queremos desempenhar um papel de liderança na enorme revolução que está ocorrendo em nossa indústria", disse o CEO, Rupert Stadler, na entrevista coletiva anual da Audi em sua sede, em Ingolstadt. Com um novo plano de eficiência, "estamos preparando a Audi para esta missão".

Para compensar a pressão sobre os custos de criar capacidade de bateria e recursos de direção autônoma, o chamado plano de ataque e transformação da Audi tem como objetivo agilizar os processos de desenvolvimento em até 30 por cento para gerar uma economia de 10 bilhões de euros até 2022. Por causa dos gastos com os novos modelos, 2018 será um ano "desafiador", antes dos ganhos "sustentáveis" que serão registrados pelos resultados no próximo ano, afirmou a empresa.