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Botão pode ajudar Visa, Mastercard e AmEx a competir com PayPal

Jenny Surane e Julie Verhage

20/04/2018 14h11

(Bloomberg) -- O setor financeiro chama de "efeito Nascar" quando há vários logotipos de pagamentos na página de compra on-line de uma empresa varejista, como na lateral de um carro de corrida. Muitas vezes há botões de todos os principais cartões de crédito, do PayPal e de um leque crescente de serviços oferecidos por gigantes da tecnologia como o Google.

Mas e se vários grandes atores se unissem e oferecessem um botão que funcionasse para a grande maioria dos consumidores? Será que os outros ícones poderiam começar a perder lugar?

No início da semana, a Visa e a Mastercard, as maiores redes de cartões do mundo, anunciaram em uma conferência do setor que combinarão suas opções de pagamento Visa Checkout e Masterpass em um único botão. Porta-vozes da American Express e da Discover Financial Services afirmaram que suas empresas também participarão do projeto.

O objetivo, segundo as empresas de cartões, é simplificar as compras pela internet, possibilitando que as pessoas concluam as transações em alguns cliques -- uma experiência em que a PayPal Holdings foi pioneira. Ainda assim, alguns analistas afirmam que o esforço coordenado pode ampliar a concorrência entre os cartões e o PayPal, algo visto há tempos como risco potencial para o crescimento meteórico desta empresa.

"Esta é sempre uma espécie de ameaça ao PayPal", disse Thomas McCrohan, analista da Mizuho Americas, após os primeiros anúncios, nesta semana.

Um porta-voz do PayPal, que tem sede em San José, Califórnia, preferiu não comentar.

Liderança do PayPal

O botão ainda está sendo desenvolvido. A Mastercard e a Visa começarão a transferir os consumidores inscritos no Visa Checkout e no Masterpass para o novo programa ainda neste ano.

Desde o lançamento do Masterpass e do Visa Checkout, em 2012 e 2014, respectivamente, os sistemas têm tido dificuldades para concorrer com o PayPal em popularidade. A empresa é amplamente considerada líder em carteiras digitais nos EUA. Cerca de 58 por cento dos comerciantes consultados no ano passado afirmaram que já aceitam o PayPal e um número maior deles diz que planeja fazê-lo neste ano, segundo um estudo parcialmente financiado pelo PayPal. O Visa Checkout e o Masterpass eram aceitos por 26 por cento e 16 por cento dos comerciantes, respectivamente.

"As pessoas lembram do PayPal e do Amazon Pay quando pensam nesse conceito de um botão", disse Raymond Pucci, analista de pagamentos da Mercator Advisory Group. "As pessoas não dizem: 'Ah sim, Visa e Mastercard'."

A Visa e a Mastercard ainda não discutiram preços com as empresas varejistas. Atualmente também não existe um plano para transferir a responsabilidade civil para incentivar os comerciantes a adotarem o botão unificado, segundo os executivos sênior de pagamentos TS Anil, da Visa, e Jess Turner, da Mastercard. Quando lançaram cartões com chip em conjunto nos EUA, as redes de cartões convenceram os comerciantes a participar forçando-os a pagar o custo das fraudes até os terminais serem atualizados.

As empresas de cartões ainda não escolheram um nome para o botão. E "a aparência desse botão ainda não foi decidida", disse Turner.