IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Alibaba leva assistente inteligente a Mercedes e Audis chineses

Lulu Yilun Chen

23/04/2018 12h32

(Bloomberg) -- A Alibaba Group Holding está colocando seu assistente digital nos modelos Mercedes-Benz, Audi e Volvo na China, recrutando um grupo de fabricantes de veículos internacionais para a iniciativa de popularizar a tecnologia criada há um ano para tudo, desde compras até segurança residencial.

A Daimler, a Volkswagen e a Volvo, que pertence à Zhejiang Geely Holding Group, se unem ao grupo de cerca de 100 marcas parceiras da Alibaba. A gigante chinesa do comércio eletrônico vendeu até o momento mais de 2 milhões de alto-falantes com Tmall Genie, assistente digital feito à semelhança da Alexa, da Amazon, que oferece serviços controlados por voz, desde streaming de música até noticiários e agendamentos.

Os alto-falantes digitais e dispositivos com assistentes virtuais se transformaram em um dos produtos de consumo mais procurados dos últimos anos. A Apple estreou neste ano o HomePod controlado pela Siri, o Google lançou o alto-falante Home e a Amazon.com vem produzindo dispositivos equipados com a Alexa há anos. O aparelho da Alibaba -- que funciona com o sistema AliGenie -- pode futuramente simplificar o processo de compra para os mais de 450 milhões de usuários da plataforma.

A Mercedes, a Audi e a Volvo estão entre as marcas de carros de luxo mais populares da China, o maior mercado automotivo do mundo. A Alibaba conectará os motoristas com o Tmall Genie ou com seus alto-falantes inteligentes dentro de casa para que eles possam, por exemplo, verificar se as portas e janelas estão fechadas e trancadas e se as peças do veículo, como a bateria, estão em boas condições. Os motoristas também poderão executar tarefas simples dentro do carro, como ligar o ar-condicionado ou planejar uma rota. O AI Labs, da Alibaba, está trabalhando agora para integrar a plataforma AliGenie mais profundamente ao software operacional dos veículos para oferecer os recursos de comando de voz, navegação e entretenimento no futuro.

"A identificação de como atender os usuários de carros com os conjuntos de habilidades do Tmall Genie é uma das nossas maiores prioridades", disse Lijuan Chen, chefe do Alibaba AI Labs, em comunicado enviado por e-mail.