IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Grand Basel Miami Beach será a Art Basel dos carros de coleção

Hannah Elliott

18/05/2018 14h43

(Bloomberg) -- É exatamente o que você nem sabia que sempre quis: uma Art Basel de carros.

A MCH Group, que apresenta a exibição anual de relógios Baselworld na Suíça e as feiras de arte Art Basel em todo o mundo, assinou contrato com a cidade de Miami Beach, na Flórida, para organizar uma nova exposição com cerca de 200 carros que são verdadeiras "obras-primas".

"Analisamos com muito cuidado o sucesso da Art Basel, que é o produto mais bem-sucedido da MCH no momento, e queríamos adaptá-la para criar um conceito semelhante para obras-primas automotivas", diz Mark Backé, diretor global do evento. "Esta é a próxima grande novidade para os grandes mercados de colecionadores do mundo."

A Grand Basel Miami Beach exibirá carros do passado, do presente e do futuro, de acordo com os organizadores do evento. Os visitantes irão aos salões da exposição para ver carros antigos raros e emocionantes e dar uma espiada na tecnologia que está por vir. A exposição está programada para de 22 a 24 de fevereiro de 2019, após uma exibição inaugural "Grand Basel" de 6 a 9 de setembro de 2018 na Basileia, na Suíça. Também serão anunciadas datas em Hong Kong.

Os ingressos para o evento na Suíça, que deve atrair um público de 40.000 pessoas (com um teto de 10.000 por dia), custarão 75 francos suíços (US$ 75); segundo os organizadores, 60.000 pessoas são esperadas no evento em Miami.

Exclusividade

Os carros no evento, que será realizado no Centro de Convenções de Miami, serão oferecidos à venda somente por comerciantes e agentes especiais com convite. Nenhuma casa de leilão, como a Gooding & Co. ou a RM Sotheby's, anunciou sua participação, embora um porta-voz da Grand Basel Miami Beach tenha dito que "não se pode descartar isso".

Os convites são enviados por um painel secreto de assessores em Zurique. Paolo Tumminelli, diretor do Goodbrands Institute e principal responsável pela criação da Grand Basel, é o presidente do conselho: "Nossa missão é consolidar o automóvel como um ativo cultural", diz ele. Uma celebridade, o ator e fã de carros Idris Elba, já concedeu seu apoio.

Críticas

As primeiras críticas acusam a Grand Basel de ser uma cópia do Pebble Beach Concours d'Elegance que não vai se comparar ao original. Pebble Beach é realizado há décadas no pitoresco litoral de Big Sur, na Califórnia; e o evento é famoso pelas filas de 20 ou mais modelos antigos da Ferrari, que valem milhões de dólares, estacionados no gramado do clube de golfe. Junto com Villa d'Este, no Lago de Como, na Itália, este é considerado há muito tempo o evento automotivo mais prestigioso do mundo.

Na verdade, os organizadores do Pebble Beach dizem que não veem conflito - em grande parte porque ninguém compra carros no Pebble Concours, só nos leilões organizados por perto nas vésperas do evento.

"Consideramos que estes eventos automotivos não concorrem um com outro", disse a presidente do Pebble Beach Concours, Sandra Button. "Como fanáticos dos carros, estamos todos em uma corrida para resgatar nosso passado automotivo e compartilhar nosso amor pelos carros com as novas gerações. Ver o crescimento dos eventos para colecionadores de carros em todo o mundo nos últimos anos nos entusiasma. Encorajamos qualquer iniciativa para ajudar as pessoas a compartilhar e celebrar grandes carros."