IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ex-guarda-costas presidencial americano agora protege Blockchain

Edward Robinson

20/07/2018 15h24

(Bloomberg) -- Um homem que protegia presidentes dos EUA agora cuida da segurança de algo novo -- o bitcoin.

George Sax, ex-agente especial e ex-alto funcionário do Serviço Secreto dos EUA, agora é chefe global de segurança da empresa britânica de criptomoedas Blockchain. A companhia, cujo nome homenageia o software no qual o bitcoin se baseia, administra mais de 26 milhões de carteiras digitais em 140 países, o que possibilita que os usuários comprem, vendam e mantenham ativos digitais.

Sax era o chefe do Escritório de Investigações do Serviço Secreto e também gerenciou a segurança da campanha presidencial dos EUA em 2016, disse a empresa. Ele chega à Blockchain em um momento em que há um temor crescente de que as bolsas de criptomoedas continuem sendo vulneráveis a ataques cibernéticos. Em janeiro, a Coincheck afirmou que hackers roubaram mais de US$ 500 milhões de tokens da trading japonesa de ativos digitais. No mês passado, uma bolsa de criptomoedas sul-coreana chamada Coinrail anunciou que foi vítima de uma "invasão cibernética".

"Somos um dos principais alvos do mundo em termos de ameaças à segurança em virtude de nosso lugar no ecossistema de criptomoedas", disse Peter Smith, CEO e cofundador da Blockchain. "Precisamos proteger nossa infraestrutura, nossos centros de dados e nossas operações. É um trabalho imenso e George nos ajudará a desenvolver uma segurança de última geração."

Enquanto Wall Street e órgãos reguladores avaliam se o bitcoin e afins constituem uma classe de ativos legítimos, os investidores afirmam que garantir a custódia dos ativos criptografados é a principal preocupação deles. A Blockchain, que foi fundada em 2011 e arrecadou US$ 70 milhões em capital acionário, revelou recentemente uma plataforma projetada para investidores institucionais.

Antony Jenkins, ex-CEO do Barclays, é diretor no conselho da Blockchain. Arthur Levitt, ex-presidente da Securities and Exchange Commission e diretor na Bloomberg LP, é assessor do conselho.

"Estou ansioso para aplicar minha experiência no Serviço Secreto dos EUA e no Tesouro dos EUA ao já robusto programa de segurança da empresa e permitir que milhões em todo o mundo acessem esse novo sistema financeiro com confiança", disse Sax em um comunicado.