Volkswagen faz aposta alta em aquisições de tecnologia
(Bloomberg) -- Volkswagen explicou como pretende passar de fabricante de automóveis do mercado de massas à provedora de serviços de transporte. A empresa divulgou um serviço de compartilhamento de carros e prometeu aquisições digitais como parte de uma iniciativa de 3,5 bilhões de euros (US$ 4 bilhões) para criar automóveis de última geração.
O plano será lançado em Berlim, onde a fabricante colocará 2.000 veículos completamente elétricos nas ruas por volta do segundo trimestre de 2019, sob a marca We Share, que competirá com as ofertas DriveNow e Car2Go da Daimler e da BMW. A Volkswagen planeja iniciar parcerias de tecnologia neste ano, e aquisições devem ocorrer "antes do Natal", disse Juergen Stackmann, diretor de vendas da marca homônima VW, em entrevista à Bloomberg Television na capital alemã.
"Seremos uma empresa de dispositivos e software", disse Michael Jost, chefe de estratégia da marca VW, em entrevista coletiva em Berlim para apresentar o programa de compartilhamento de carros. "Para lidar com esse desenvolvimento, precisamos reinventar o automóvel."
As fabricantes de automóveis estão enveredando rapidamente por novas áreas para lidar com tecnologias novas e poderosas que ameaçam destruir os modelos de negócios fabris, que pouco mudaram desde o advento da linha de montagem. A Volkswagen, maior fabricante de veículos do mundo, está anos atrás das iniciativas de compartilhamento de carros da Daimler e da BMW, que recentemente anunciaram que vão unir forças. Mas o escopo da iniciativa da We Share mostra como a VW pode criar uma concorrência imediata para suas rivais alemãs.
Repórteres da matéria original: Leonard Kehnscherper em Frankfurt, lkehnscherpe@bloomberg.net;Chris Reiter em Berlim, creiter2@bloomberg.net
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.