IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Banco canadense emite dívida atrelada a diversidade de gênero

Maciej Onoszko

13/09/2018 12h46

(Bloomberg) -- O Canadian Imperial Bank of Commerce (CIBC) iniciou a primeira venda de títulos do país para fomentar a diversidade de gênero no mundo corporativo.

O banco vendeu nesta quarta-feira 1 bilhão de dólares canadenses (US$ 769 milhões) em notas de depósito de três anos que respaldarão empréstimos a empresas comprometidas em promover mulheres a cargos executivos.

"A estrutura que criamos pode funcionar para qualquer emissor, para qualquer banco, e em hipótese alguma manteremos sigilo a respeito", disse Susan Rimmer, diretora administrativa e chefe de serviços bancários corporativos globais do CIBC Capital Markets, em entrevista.

Os emissores de títulos do Canadá têm se destacado no financiamento de causas sociais ou ambientais desde 2016. A cidade de Vancouver é a mais recente participante do mercado com a venda de 85 milhões de dólares canadenses em títulos ecológicos nesta semana. Em junho, o Canada Pension Plan Investment Board se tornou o primeiro fundo de pensão do mundo a vender títulos ecológicos.

"Esperamos que mais instituições canadenses importantes desenvolvam estruturas de títulos ESG para oferecer juntamente com os títulos tradicionais", escreveu Kris Somers, analista de crédito da BMO Capital Markets, em referência aos investimentos que atendem a critérios ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês). "O reconhecimento de programas desse tipo mostra também que a empresa leva essas questões a sério."

Os títulos do CIBC respaldarão os empréstimos corporativos do banco para empresas nas quais as mulheres representem pelo menos 30 por cento dos cargos executivos ou assentos no conselho, ou que sejam signatárias do Catalyst Accord 2022, um movimento que visa a promover as mulheres no mundo dos negócios.

As notas atraíram 79 compradores, um número próximo "ao patamar mais elevado da faixa" em uma venda normal de notas de depósito realizada pelo CIBC, segundo Amber Choudhry, diretora administrativa de mercados de capital de dívida do banco. O rendimento de 72 pontos-base acima dos títulos do governo federal com vencimento similar, que era o extremo da orientação inicial, ficou em linha com o preço que o CIBC atribuiria a uma nota de depósito básica padrão, disse ela.