VW começa a produzir carros elétricos na China com SAIC em 2020
(Bloomberg) -- A Volkswagen começará a produzir veículos elétricos em uma nova fábrica em Xangai a partir de 2020. A fabricante alemã amplia assim o investimento no maior mercado automotivo do mundo, no qual as vendas de carros movidos a combustíveis fósseis mostram sinais de contração.
A primeira fábrica da VW controlada por uma joint venture de participações iguais com a SAIC Motor produzirá veículos de nova energia para as marcas Audi, Volkswagen e Skoda na plataforma MEB da fabricante a partir do segundo semestre de 2020, segundo comunicado enviado pela joint venture nesta sexta-feira. A fábrica, com investimento total de 17 bilhões de yuans (US$ 2,5 bilhões), terá capacidade anual de 300.000 unidades, informou a empresa.
A Volkswagen está subindo a aposta nos veículos elétricos no país asiático porque os dados mais recentes mostram que mais consumidores estão mudando para veículos de nova energia. Enquanto os carros convencionais tiveram queda nas vendas, os carros puramente elétricos, os híbridos plug-ins e os veículos movidos a células de combustível contrariaram a tendência, crescendo 73 por cento nos nove primeiros meses do ano, segundo a Associação de Fabricantes de Automóveis da China.
A Tesla também planeja construir uma superfábrica em Xangai, sua primeira fora dos EUA, e anunciou que garantiu mais de 80 hectares de terra nesta semana, pagando 973 milhões de yuans.
Um relatório da Bloomberg NEF desta semana mostrou que as compras de carros movidos a gasolina e a diesel caíram 10 por cento no terceiro trimestre na China, enquanto as vendas de veículos elétricos subiram 68 por cento. A Associação de Carros de Passageiros da China informou na semana passada que as vendas de veículos no varejo caíram pelo quarto mês em setembro, elevando a perspectiva da primeira contração do setor desde a década de 1990, pelo menos.
A VW conta com outra joint venture, com a Anhui Jianghuai Automobile Group, que fabrica veículos elétricos da marca SOL. Esta parceria revelou seu primeiro modelo SOL E20X no Salão do Automóvel de Pequim, em abril.
To contact Bloomberg News staff for this story: Yan Zhang em Pequim, yzhang1044@bloomberg.net
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.