Fabricantes de chocolate precisam que jovens cultivem cacau
(Bloomberg) -- A fabricante dos chocolates M&M's e Snickers vê um risco crescente no futuro: a queda da oferta de cacau em um dos maiores produtores do mundo.
A solução? Quadrinhos e Wi-Fi. A Mars, fabricante de doces conhecida por consumidores do mundo inteiro, está entre as empresas que tentam atrair a geração do milênio para o cultivo de cacau na Indonésia, onde agricultores envelhecidos, cacaueiros em decadência, pragas e doenças reduziram tanto a produção que o país se tornou importador líquido. A esperança é que os jovens, atraídos pela internet gratuita, sejam fisgados pelo cacau em cafeterias temáticas e sejam persuadidos a voltar às fazendas.
"Abrimos uma cafeteria que tem Wi-Fi e muitas fotos e objetos relacionados com a produção de cacau, e ela atraiu muitos adolescentes por causa do Wi-Fi", disse Arie Nauvel Iskandar, presidente da Associação de Cacau da Indonésia e diretor de assuntos corporativos da PT Mars Symbioscience Indonesia. "É apenas uma maneira de apresentar os jovens ao cacau."
A associação, que está trabalhando com a Mars e com outras empresas para incrementar a oferta, afirma que a produção poderia aumentar 15 por cento no próximo ano, para 300.000 toneladas, devido ao amadurecimento dos cacaueiros plantados nos últimos anos. Para garantir que o crescimento da safra não enfraqueça depois disso, um programa nacional será lançado para levar a produção a 600.000 toneladas até 2024, disse Iskandar. Além de atrair a geração do milênio, o plano tem como meta produzir clones mais fortes e aumentar os recursos disponíveis para conter pragas e doenças, disse ele.
Uma safra desse tamanho seria grande o suficiente para atender à crescente demanda dos processadores domésticos e abastecer o mercado mundial, disse Iskandar. "Com as melhores práticas de cultivo, a orientação, o fertilizante adequado e os materiais certos de plantio, conseguiremos cumprir a meta", disse ele.
O aumento da produção pode, de certa forma, aliviar a dependência que os produtores de chocolate têm em relação aos maiores produtores do mundo, Costa do Marfim e Gana, à medida que a demanda aumentar nos próximos anos. O mercado global de produtos de confeitaria de chocolate cresceu 2,5 por cento no período de nove meses terminado em abril, de acordo com a Barry Callebaut, a maior processadora de cacau, em julho, citando dados da empresa de análises Nielsen.
"O cacau deve ser visto como uma opção para viver e ter um bom futuro", disse Iskandar em uma entrevista na sexta-feira. "Muitos fazendeiros mandam seus filhos para estudar fora, para que eles não sigam os passos do pai, porque sentem que a vida de um fazendeiro é difícil. Temos que dar informações suficientes para eles e para os jovens" para mudar essa percepção, disse ele.
O programa nacional será finalizado no próximo ano e começará sob o novo governo no início de 2020, disse ele. A Indonésia realizará eleição presidencial em abril.
Repórteres da matéria original: Yoga Rusmana em Jacarta, yrusmana@bloomberg.net;Eko Listiyorini em Jacarta, elistiyorini@bloomberg.net
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.