ipca
0,45 Out.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Fabricantes de chocolate precisam que jovens cultivem cacau

Yoga Rusmana e Eko Listiyorini

31/10/2018 11h45

(Bloomberg) -- A fabricante dos chocolates M&M's e Snickers vê um risco crescente no futuro: a queda da oferta de cacau em um dos maiores produtores do mundo.

A solução? Quadrinhos e Wi-Fi. A Mars, fabricante de doces conhecida por consumidores do mundo inteiro, está entre as empresas que tentam atrair a geração do milênio para o cultivo de cacau na Indonésia, onde agricultores envelhecidos, cacaueiros em decadência, pragas e doenças reduziram tanto a produção que o país se tornou importador líquido. A esperança é que os jovens, atraídos pela internet gratuita, sejam fisgados pelo cacau em cafeterias temáticas e sejam persuadidos a voltar às fazendas.

"Abrimos uma cafeteria que tem Wi-Fi e muitas fotos e objetos relacionados com a produção de cacau, e ela atraiu muitos adolescentes por causa do Wi-Fi", disse Arie Nauvel Iskandar, presidente da Associação de Cacau da Indonésia e diretor de assuntos corporativos da PT Mars Symbioscience Indonesia. "É apenas uma maneira de apresentar os jovens ao cacau."

A associação, que está trabalhando com a Mars e com outras empresas para incrementar a oferta, afirma que a produção poderia aumentar 15 por cento no próximo ano, para 300.000 toneladas, devido ao amadurecimento dos cacaueiros plantados nos últimos anos. Para garantir que o crescimento da safra não enfraqueça depois disso, um programa nacional será lançado para levar a produção a 600.000 toneladas até 2024, disse Iskandar. Além de atrair a geração do milênio, o plano tem como meta produzir clones mais fortes e aumentar os recursos disponíveis para conter pragas e doenças, disse ele.

Uma safra desse tamanho seria grande o suficiente para atender à crescente demanda dos processadores domésticos e abastecer o mercado mundial, disse Iskandar. "Com as melhores práticas de cultivo, a orientação, o fertilizante adequado e os materiais certos de plantio, conseguiremos cumprir a meta", disse ele.

O aumento da produção pode, de certa forma, aliviar a dependência que os produtores de chocolate têm em relação aos maiores produtores do mundo, Costa do Marfim e Gana, à medida que a demanda aumentar nos próximos anos. O mercado global de produtos de confeitaria de chocolate cresceu 2,5 por cento no período de nove meses terminado em abril, de acordo com a Barry Callebaut, a maior processadora de cacau, em julho, citando dados da empresa de análises Nielsen.

"O cacau deve ser visto como uma opção para viver e ter um bom futuro", disse Iskandar em uma entrevista na sexta-feira. "Muitos fazendeiros mandam seus filhos para estudar fora, para que eles não sigam os passos do pai, porque sentem que a vida de um fazendeiro é difícil. Temos que dar informações suficientes para eles e para os jovens" para mudar essa percepção, disse ele.

O programa nacional será finalizado no próximo ano e começará sob o novo governo no início de 2020, disse ele. A Indonésia realizará eleição presidencial em abril.

Repórteres da matéria original: Yoga Rusmana em Jacarta, yrusmana@bloomberg.net;Eko Listiyorini em Jacarta, elistiyorini@bloomberg.net

A solução? Quadrinhos e Wi-Fi. A Mars, fabricante de doces conhecida por consumidor","image":"","date":"31/10/2018 11h49","kicker":"Bloomberg"}}' cp-area='{"xs-sm":"49.88px","md-lg":"33.88px"}' config-name="economia/economia">

Newsletters

Receba dicas para investir e fazer o seu dinheiro render.

Quero receber

Mais Economia