IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Tubarões brancos desaparecem misteriosamente da Cidade do Cabo

Antony Sguazzin

28/08/2019 14h44

(Bloomberg) -- Os grandes tubarões brancos, que ajudam a promover o setor de mergulho na África do Sul e foram responsáveis por vários ataques fatais na Cidade do Cabo, não são vistos na região há 18 meses.

Entre 2010 e 2016, a equipe do Programa de Observação de Tubarões, formada para alertar os nadadores quando os predadores de três toneladas se aproximavam das praias, relatou uma média de 205 avistamentos dos peixes nas praias da False Bay. Em 2018, o número caiu para 50 e, este ano, nenhum deles foi visto, tampouco em Seal Island, uma área de alimentação ao largo da costa.

"Outra evidência que confirma a ausência desses grandes predadores é a falta de marcas de mordidas nas carcaças de baleias que a cidade removeu da False Bay este ano", disse o município da Cidade do Cabo em comunicado nesta quarta-feira. "Não sabemos como a ausência deles na False Bay afetaria o ecossistema. Também não sabemos as causas de seu desaparecimento."

Segundo reportagens da mídia local, a chegada de orcas, que comem os tubarões, na baía e a pesca de espécies que os predadores comem poderiam estar relacionadas ao desparecimento.

Para contatar a editora responsável por esta notícia: Daniela Milanese, dmilanese@bloomberg.net