IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Venezuela enfrenta falta de navios para transportar petróleo

Lucia Kassai

13/09/2019 15h27

(Bloomberg) -- As exportações de petróleo da Venezuela, já atingida por sanções, enfrentam um novo obstáculo: a falta de navios dispostos a transportar a commodity produzida pelo regime do presidente Nicolás Maduro.

Armadores evitam o transporte de petróleo da Venezuela por receio de serem sancionados e perderem a cobertura de seguro para seus navios, segundo pessoas com conhecimento da situação. A falta de navios pode afetar ainda mais as exportações de petróleo da Venezuela que, segundo dados compilados pela Bloomberg, já estavam no menor nível em 16 anos em agosto.

Pelo menos um carregamento de petróleo venezuelano foi adiado para outubro, porque o importador não conseguiu encontrar um navio para transportá-lo, segundo uma das pessoas, que pediu para não ser identificada porque as informações são confidenciais. Sem conseguir encontrar superpetroleiros para transportar seu petróleo para a Ásia, a produtora da Opep está recorrendo a embarcações menores e mais caras para enviar carregamentos ao exterior.

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou um decreto em 5 de agosto autorizando sanções sobre quem ajudasse o regime de Maduro diante da crise humanitária que levou 4 milhões de venezuelanos a deixarem o país. A Shipowners' Club, seguradora para companhias de navegação internacionais, aconselhou seus membros a "tomarem cuidado" ao fazer negócio com a Venezuela. O grupo diz que, se um membro for sancionado, a embarcação pode ser bloqueada e o clube poderá rescindir ou suspender a cobertura do seguro.

Para contatar a editora responsável por esta notícia: Daniela Milanese, dmilanese@bloomberg.net