IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fundador da Huawei quer oferecer licença 5G para empresa dos EUA

Bloomberg News

26/09/2019 13h14

(Bloomberg) -- O fundador da Huawei Technologies, Ren Zhengfei, está disposto a licenciar sua tecnologia de rede de quinta geração apenas para uma única empresa. E quer que essa potencial rival seja dos Estados Unidos.

O ex-oficial do Exército e agora bilionário reiterou uma oferta na quinta-feira para licenciar o portfólio completo da Huawei de tecnologia sem fio 5G - que incluiria design de chips, hardware e código-fonte - para um licenciado exclusivo. A empresa deveria ser americana, porque a Europa tem grandes concorrentes como Nokia e Ericsson, e não precisa de ajuda para competir, acrescentou.

A Huawei, acusada pelo governo Donald Trump de ajudar Pequim em espionagem enquanto lidera as ambições da China para se tornar uma superpotência em tecnologia, tenta recuperar os negócios e fortalecer a confiança em seus produtos. Ren reafirmou uma estimativa anterior de que as sanções dos EUA poderiam diminuir as vendas da empresa em US$ 10 bilhões anualmente. Seus defensores ecoaram recentemente sua proposta de licenciamento 5G para garantir aos clientes estrangeiros que o equipamento da Huawei está livre de brechas de segurança. Mas o comprador ainda não apareceu.

"Gostaríamos de oferecer uma licença exclusiva para uma empresa do Ocidente, para que ela possa obter economias de escala para apoiar um negócio", disse Ren em debate ao vivo com acadêmicos estrangeiros.

A Huawei tem expectativa de produzir 600 mil estações base este ano e 1,5 milhão delas no próximo. A empresa pode alcançar a meta sem componentes americanos, mas prefere comprar de fornecedores dos EUA, disse Ren.

"Com o passar do tempo, o nível de confiança aumentará", disse durante uma debate com o professor de Stanford Jerry Kaplan e o acadêmico Peter Cochrane.

To contact Bloomberg News staff for this story: Yuan Gao Beijing, ygao199@bloomberg.net