PUBLICIDADE
IPCA
0,24 Ago.2020
Topo

Huawei diz que ainda não há comprador para sua tecnologia 5G

Bloomberg News

06/11/2019 12h41

(Bloomberg) -- O bilionário Ren Zhengfei, fundador da Huawei Technologies, disse que ainda não houve negociações diretas com qualquer empresa dos Estados Unidos desde sua oferta de licenciar todo o portfólio de tecnologia de rede de quinta geração da gigante chinesa.

O comentário do executivo contradiz informações de que a fornecedora chinesa de equipamentos de telecomunicações estaria em negociações com potenciais compradores para um contrato.

"Não há empresas americanas conversando conosco", disse Ren a um painel em Shenzhen moderado pela Bloomberg Television. "Como é uma decisão muito grande e difícil de tomar, as grandes empresas precisam avaliá-la seriamente", disse. Se um comprador aparecer, os bancos de investimento poderão ser chamados para facilitar um acordo, acrescentou.

Em setembro, Ren disse que a Huawei estaria pronta para licenciar sua tecnologia 5G, incluindo design de chips, hardware e código-fonte, para um único licenciado exclusivo. A empresa deveria ser dos EUA, porque a Europa possui concorrentes próximos, como Nokia e Ericsson, e não precisa de ajuda para competir, acrescentou.

A Huawei, acusada pelo governo Donald Trump de ajudar Pequim em espionagem enquanto lidera as ambições da China de se tornar uma superpotência tecnológica, tenta recuperar os negócios e fortalecer a confiança em seus produtos. A empresa negou repetidamente tais alegações.

A segunda maior fabricante de smartphones do mundo espera que seus embarques de celulares aumentem até 21% em 2019, para 250 milhões de unidades, desafiando a proibição de exportação dos EUA que impede a Huawei de comprar componentes norte-americanos.

To contact Bloomberg News staff for this story: Yuan Gao Beijing, ygao199@bloomberg.net