IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

'Possuir' roupas vai sair de moda, dizem especialistas

Getty Images
Imagem: Getty Images

Claire Ballentine

25/11/2019 10h11

A tendência predominante entre fashionistas em 2020 não será a obsessão em comprar roupas mais modernas. Segundo especialistas em moda, as pessoas estarão mais interessadas em ter acesso às peças.

"O mundo da moda se apoia em um mito", disse Jennifer Hyman, cofundadora e presidente da empresa de aluguel de roupas Rent the Runway. Segundo ela, a indústria só funciona caso convença o consumidor "a comprar cada vez mais coisas de que não precisa. Estou dizendo que o orgulho da posse está morto, e o orgulho do acesso é o novo luxo."

Hyman falou sobre o futuro da sustentabilidade da moda durante palestra na quinta-feira que também contou com a presença da fundadora do Fair Fashion Center, Cara Smyth, e de Matt Scanlan, cofundador e CEO da Naadam. O evento fez parte da segunda cúpula anual The Year Ahead: Luxury, organizada pela Bloomberg na sede da empresa em Manhattan.

Entre os palestrantes estavam o CEO da Tiffany, Alessandro Bogliolo, o arquiteto Robert A.M. Stern e a chef de confeitaria Christina Tosi, além de executivos da Porsche, Virtuoso e Marriott.Uma convergência de tendências - como o entusiasmo para limpar armários despertado por Mari Kondo, a crescente preocupação com o impacto da mudança climática e a crescente preferência por apartamentos urbanos - tornou consumidores millennials mais conscientes do acúmulo de coisas em casa, disse Hyman.

A maioria das pessoas quase nem toca as roupas que têm no armário, disse Hyman, mas um dos benefícios do modelo de acesso para o vestuário é poder gerar dados sobre o tipo de roupa que as pessoas vestem e quais materiais são mais duráveis para reutilização e lavagem.

"Podemos, dessa forma, voltar aos nossos parceiros de design e ajudá-los a fabricar produtos mais sustentáveis no futuro", disse Hyman. A Rent the Runway observa mais empresas imitando seu modelo: startups, designers e marcas que visam ajudar as pessoas a ter acesso a roupas, desde empresas que oferecem serviços de assinatura, como Stitch Fix e Le Tote, até a startup de aluguel de roupas Armoire, de Seattle. A Rent the Runway tem uma parceria com a Nordstrom para facilitar a coleta e devolução.

Esse tipo de colaboração será a próxima grande tendência da moda sustentável, prevê Smyth, do Fair Fashion Center. "Haverá um acordo no meio de novos modelos de negócios", disse. "Tem que ser uma abordagem colaborativa."

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.

Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.

Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas