PUBLICIDADE
IPCA
1,35% Dez.2020
Topo

JBS negocia importação argentina de milho após alta de preço

Tatiana Freitas, Isis Almeida e Michael Hirtzer

11/12/2019 12h37

(Bloomberg) -- A JBS está pronta para abrir a janela para as importações brasileiras de milho, já que os altos preços domésticos tornam a oferta externa mais competitiva.

A gigante da carne está negociando a importação de 200.000 toneladas de milho da Argentina para chegada nos primeiros meses de 2020, informou porta-voz da JBS por mensagem, respondendo às perguntas da Bloomberg. Trazer grãos do país vizinho faz sentido depois que os preços no Brasil subiram entre 25% e 40% nos últimos dois meses, segundo a empresa.

Enquanto o Brasil colheu sua maior safra de milho de todos os tempos este ano, as exportações recordes e a crescente demanda por alimentos estão diminuindo os estoques antes da próxima safra. Os embarques de carne suína do Brasil aumentaram 14% até novembro e as exportações de frango subiram 2%, à medida que a China aumenta as compras para preencher a lacuna de proteína deixada pela propagação da peste suína africana.

O prêmio brasileiro está tão alto que tem havido muita especulação sobre importações da Argentina, segundo Tarso Veloso, analista da AgResource em Chicago. "Ninguém esperava que os preços estivessem onde estão, por isso faz sentido para os grandes compradores tentar trazer milho de outros lugares".

--Com a colaboração de Jonathan Gilbert.

Repórteres da matéria original: Tatiana Freitas em São Paulo, tfreitas4@bloomberg.net;Isis Almeida em Londres, ialmeida3@bloomberg.net;Michael Hirtzer em Chicago, mhirtzer@bloomberg.net