IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Importações de carne da China atingem recorde com forte demanda

Bloomberg News

23/12/2019 09h47

(Bloomberg) -- As importações de carne da China subiram para um volume recorde em novembro. Clientes do maior consumidor de carne de porco do mundo aumentaram as compras antes do período de festas para reabastecer os estoques reduzidos pela peste suína africana.

  • As importações de carne de porco aumentaram 151% em relação ao ano anterior, para 229.707 toneladas no mês passado, segundo dados alfandegários. Os embarques no acumulado de 11 meses subiram em quase 58%, para 1,7 milhão de toneladas.
  • As compras de carne bovina totalizaram 186.984 toneladas em novembro, um aumento de quase 80% em relação ao ano anterior. Entre janeiro e novembro, os embarques de carne bovina deram um salto de 57%, para 1,5 milhão de toneladas.

Destaques

  • Clientes chineses podem não conseguir comprar carne de porco suficiente da Europa, já que a oferta extra pode ter quase acabado.
  • O país asiático planeja reprimir o estoque de carne e a manipulação dos preços de mercado e aumentar as vendas das reservas para garantir oferta suficiente antes do período de festas, disse o vice primeiro-ministro Hu Chunhua, em reunião no fim de semana.
  • As fazendas de criação devem acelerar o abate e, ao mesmo tempo, garantir a qualidade da carne, disse.
  • O Ministério das Finanças da China disse na segunda-feira que o país reduzirá as tarifas de importação de carne suína de 12% para 8% em 1º de janeiro.

Outros dados

  • Os embarques totais de carne e miúdos da China foram de 644.284 toneladas em novembro, também um recorde e com ganho de 82% em relação ao mesmo período do ano anterior. O total de compras nos primeiros 11 meses atingiu 5,5 milhões de toneladas, 42% a mais do que em 2018.
  • As importações de frango congelado subiram em 71% para 77.895 toneladas em novembro, elevando o total de compras para 693.443 toneladas de janeiro a novembro, um aumento de 51% em relação ao ano anterior.

To contact Bloomberg News staff for this story: Shuping Niu em Beijing, nshuping@bloomberg.net