PUBLICIDADE
IPCA
0,64 Set.2020
Topo

Chuva inesperada melhora perspectiva para açúcar da Tailândia

Anuchit Nguyen

18/03/2020 12h59

(Bloomberg) -- Chuvas inesperadas podem aumentar a produção de açúcar da Tailândia e alimentam expectativas de que a grave seca começa a perder força, segundo um grande produtor.

As chuvas fora de época elevaram a umidade do solo para a próxima colheita, de acordo com a Khonburi Sugar. A perspectiva traz alívio para o setor agrícola tailandês diante da pior seca das últimas décadas.

"Estamos mais otimistas de que a seca possa estar diminuindo", disse o diretor-gerente adjunto da empresa, Issara Twiltermsup, em entrevista na terça-feira. "A principal preocupação agora é com o preço volátil do açúcar, com o atual surto de coronavírus."

Choveu em toda Tailândia na semana passada, como nas principais áreas de cultivo de açúcar no centro e nordeste do país. A Khonburi ainda espera que a receita caia pelo menos 20% neste ano devido à seca prolongada. Como outros produtores, também está sendo afetada pela queda dos preços do açúcar, pelo surto de coronavírus e pela guerra dos preços do petróleo.

O surto da doença Covid-19 dificulta a importação de materiais necessários da China e da Europa para uma nova usina, orçada em US$ 120 milhões.

Esse obstáculo torna a conclusão programada para a outubro "incerta", segundo Issara. A usina aumentaria a capacidade de produção de açúcar em cerca de 34%, para 47 mil toneladas por dia, disse.

A Khonburi planeja levantar cerca de 2,7 bilhões de bahts (US$ 84 milhões) neste ano por meio de um fundo de infraestrutura financiado por contratos governamentais de fornecimento de energia para uma usina de biomassa operada pelo grupo. Os recursos são destinados a investimentos e modernização.

A Tailândia é um dos maiores exportadores mundiais de açúcar, arroz e borracha. Um alívio contínuo da seca seria um estímulo para a economia do país, que sente o impacto da pandemia.

©2020 Bloomberg L.P.