IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cobre sinaliza recuperação após enviar alerta para ações

Mark Burton e Winnie Zhu

07/04/2020 07h56

(Bloomberg) -- O cobre foi um dos primeiros ativos a começar a precificar o total alcance da pandemia de coronavírus. Também pode ser um dos primeiros a se recuperar.

Os primeiros sinais de recuperação da demanda por cobre na China ajudam a incentivar o rali, aumentando esperança de que outros países possam conseguir êxito semelhante ao reativar suas economias. Embora o cobre seja amplamente impulsionado pela demanda chinesa - que responde por metade do consumo mundial -, também é visto como indicador da atividade econômica global.

Ainda assim, é difícil fazer previsões, pois ninguém sabe quão profunda e duradoura será a crise. Além disso, as perspectivas para o cobre são ofuscadas por sinais conflitantes de ativos com os quais frequentemente se correlaciona, como ações e títulos.

"Se você pudesse me dizer com certeza que os mercados de ações e de 'Treasury' atingiram o fundo, então eu diria que teríamos um rali de 15% a 20% em todos os metais básicos", disse James Tatum, gestor da Valent Asset Management, em entrevista por telefone de Connecticut. "Mas, da mesma forma, também há um risco muito real de vermos outra queda dos mercados acionários e percebermos que as ações estavam caras e que o cobre estava precificado corretamente."

Como exemplo dos desafios enfrentados pelos traders, o cobre começa a parecer barato diante da recuperação das ações no fim de março, mas as condições de crédito em mercados emergentes ainda sugeriam que o cobre poderia cair novamente, disse Tatum.

"Temos muitos modelos diferentes que usamos para avaliar se o cobre está barato ou caro, mas, fundamentalmente, esses modelos não foram criados para esse tipo de ambiente", disse Tatum.

Sinais físicos

A boa notícia para os mercados de metais é que produtores e operadores chineses estão mais otimistas com a retomada das atividades de fábricas e canteiros de obras. Há até sinais de que a demanda doméstica esteja superando a oferta no país.

A Jiangxi Copper disse que a demanda doméstica tem se recuperado gradualmente. A empresa, maior produtora da China, agora opera com capacidade máxima e planeja aumentar a produção neste ano.

Metal necessário

Embora analistas alertem que pode levar anos para que os estoques de mercados como petróleo e alumínio se esgotem, o uso intensivo de cobre na construção e infraestrutura deve beneficiar o metal diante das medidas de governos para impulsionar as economias. Além disso, paralisações nas minas podem ajudar a manter o equilíbrio do mercado.

Ainda assim, as perspectivas são variadas. O Citigroup disse que o impacto do vírus pode reduzir a cotação do cobre para U $ 4.300 a tonelada em três meses em relação aos atuais US$ 5.078. Embora os preços possam testar mínimas no curto prazo, o cobre deve liderar um rali entre os metais com o controle do surto, potencialmente atingindo US$ 6.000 em dezembro, estima o Morgan Stanley.

©2020 Bloomberg L.P.