PUBLICIDADE
IPCA
1,16 Set.2021
Topo

Secretário do Tesouro dos EUA estuda empréstimos a petroleiras

Saleha Mohsin

24/04/2020 07h53

(Bloomberg) -- O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, disse que estuda a criação de um programa de empréstimos do governo para petroleiras dos EUA, que buscam ajuda federal devido à forte queda dos preços do petróleo.

"Um dos componentes que estamos vendo é fornecer um mecanismo de empréstimo para o setor", disse Mnuchin em entrevista à Bloomberg News na quinta-feira. "Estamos analisando muitas opções diferentes, e não chegamos a conclusões."

O programa seria executado fora do escopo do Federal Reserve, segundo uma pessoa a par do assunto. O governo também avalia assumir participações financeiras em troca de empréstimos, e algumas empresas poderiam ser aconselhadas a reduzir a produção, disse a pessoa. O presidente dos EUA, Donald Trump, ainda não recebeu nenhuma opção, acrescentou a pessoa.

O Departamento do Tesouro precisaria da permissão do Congresso para emprestar fundos diretamente do pacote de estímulo do coronavírus, de US$ 2,2 trilhões, aprovado no mês passado. As petroleiras já podem acessar um programa de empréstimos criado pelo Fed, disse Mnuchin.

"Empresas com grau de investimento poderão acessar o mercado de capitais normal ou acessar a linha de crédito de grau de investimento do Fed", disse. "Essa é a prioridade."

Para petroleiras cuja nota de crédito não se qualifica para recorrer ao Fed, Mnuchin disse que está discutindo "estruturas alternativas com bancos".

"Para que se encaixem em uma linha do Fed, teriam que se encaixar nas restrições normais", afirmou, rejeitando a ideia de que o banco central emprestaria dinheiro a empresas mais arriscadas.

As cotações do petróleo estão em queda globalmente, com baixa acumulada de 73% neste ano depois que os contratos futuros da referência WTI entraram em território negativo no início desta semana. Divergências entre países produtores de petróleo e o aumento dos estoques desde o colapso da demanda em meio ao surto de coronavírus colocaram petroleiras sob risco de fechar as portas.

Uma maneira fundamental pela qual o governo poderia ajudar a recuperar as finanças de produtoras de petróleo seria alterar um dispositivo segundo o qual apenas empresas com grau de investimento até 22 de março se qualificam para o programa de compra de títulos do banco central. Essa exigência pode impedir que algumas produtoras, como a Occidental Petroleum, acessem o programa, já que muitas tiveram as notas de crédito rebaixadas quando os preços do petróleo caíram no mês passado.

A dívida da Oxy foi rebaixada para junk, ou alto risco, pela Moody's em 18 de março. Dois dias antes, a Exxon Mobil teve a classificação de crédito rebaixada pela Standard & Poor's pela primeira vez desde o crash do petróleo em 2016. Outros cortes são possíveis a menos que a empresa altere seus planos financeiros.

©2020 Bloomberg L.P.

PUBLICIDADE