IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Banco de Montreal contrata médico para criar plano pós-pandemia

Doug Alexander

30/04/2020 16h14

(Bloomberg) -- Há um médico no pedaço, e o Banco de Montreal agora o consulta para desenvolver o plano pós-pandemia.

Dominik Nowak, de 28 anos, foi contratado no mês passado como assessor-médico chefe do banco canadense para ajudar a administrar o surto de Covid-19. Ele tem orientado executivos sobre como enfrentar a crise enquanto oferece conselhos sobre distanciamento social, trabalhar em casa e proteger caixas do vírus altamente contagioso. Com o pico da pandemia e empresas estudando os próximos passos, o Banco de Montreal conta com ele e sua equipe para obter conhecimentos médicos.

"Nosso trabalho está longe de terminar", disse Nowak em entrevista. "A estratégia de planejamento antecipado do Banco de Montreal em toda a organização realmente terá que ser conduzida através de lentes médicas, assim como conduzimos a estratégia inicial de pandemia."

Grandes bancos do Canadá recorreram a especialistas médicos externos durante a crise para ajudar a orientar a estratégia em uma área muito distante das questões financeiras que estão acostumados a enfrentar. O Royal Bank of Canada, por exemplo, trabalha com um consultor como diretor médico e o Toronto-Dominion Bank contratou um especialista externo para a função de diretor médico.

O Banco de Montreal conta com o apoio de Nowak, que teve um consultório em Toronto por quase dois anos e é membro do corpo docente da Universidade de Toronto e da Universidade McMaster, onde recebeu seu diploma de médico em 2016.

O consultor está ajudando executivos do alto escalão do Banco de Montreal a navegar no que chama de "águas desconhecidas" na elaboração de uma estratégia para voltar à normalidade, seguindo as diretrizes de saúde pública. "Há muita incerteza", disse Nowak. "No momento, estamos pensando em como o mundo poderia estar naquele período de três, seis, 12, 24 meses - e vários anos depois - e pensando no que seria necessário para manter as pessoas seguras durante esse tempo."

©2020 Bloomberg L.P.