IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Rússia, Belarus e Cazaquistão assinam criação de União Econômica Euroasiática

29/05/2014 06h25

Moscou, 29 mai (EFE).- Rússia, Belarus e Cazaquistão assinaram nesta quinta-feira (29) em Astana (Cazaquistão) o acordo de integração na União Econômica Euroasiática, unidade transnacional que entrará em vigor em 1º de janeiro de 2015.

Os presidentes dos três países, Vladimir Putin (Rússia), Nursultan Nazarbayev (Cazaquistão) e Aleksandr Lukashenko (Belarus), assinaram o documento que dá por superada a atual União Aduaneira destas antigas repúblicas soviéticas e abre uma nova etapa de união econômica e mercado comum.

Outras duas ex-repúblicas da URSS, Armênia e Quirguistão, manifestaram a intenção de se somar à União Euroasiática antes do fim deste ano.

O acordo contempla a livre circulação de bens, serviços, capitais e trabalhadores entre os três países signatários, e os compromete na cooperação nos principais setores da economia, como energia, transporte, indústria e agricultura.

Foram mais de dois anos e meio de dura negociação, que terminou no fim de abril, antes da assinatura de hoje.

"O acordo tem um alcance histórico e abre as mais amplas perspectivas para o desenvolvimento das economias e para a melhora do nível de vida dos cidadãos de nossos países", disse Putin após a cerimônia.

Putin destacou que a União é "um potente e atraente polo de desenvolvimento econômico, um grande mercado regional que reúne mais de 170 milhões de pessoas".

Nazarbayev, presidente do país anfitrião da cerimônia de assinatura, ressaltou que "(o acordo) contempla os interesses de todos os nossos Estados, reflete os princípios de soberania e de igualdade, integridade territorial e respeito às peculiaridades políticas" de cada um dos três países.

O presidente bielorrusso mostrou uma satisfação com reservas pela assinatura do documento e lembrou que o acordo deixa sem resolver algumas questões nas relações entre os três países signatários, especificamente os relacionados ao livre-comércio.

Recentemente, Putin reiterou que a União Euroasiática será uma entidade de integração puramente econômica que não pretende recriar a extinta União Soviética.

"O que ela tem de recriação de um império? Nada, zero. Só inclui aspectos relacionados à união de nossos esforços no âmbito econômico", disse Putin durante o Fórum Econômico de São Petersubrgo (Rússia), realizado semana passada.