IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Jeep comemora 75º aniversário no melhor momento de sua história

11/01/2016 21h14

Julio César Rivas.

Detroit (EUA), 9 jan (EFE).- A Jeep, marca do grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA), comemora neste ano seu 75º aniversário, um marco que coincide com o melhor momento de sua história.

No ano passado, a Jeep vendeu 1.237.583 veículos em todo o mundo, 22% a mais que no ano anterior e um recorde na longa história de uma marca que iniciou sua caminhada com um veículo militar na Segunda Guerra Mundial.

E as perspectivas para 2016 são inclusive melhores. Os planos dos diretores do grupo FCA são de que a Jeep continue sua expansão mundial e se reforce como uma das marcas mais importantes do setor automobilístico.

Recentemente, o presidente e diretor-executivo da Jeep, Mike Manley, expressou sua satisfação com o andamento dos planos de expansão mundial da montadora.

"Em 2015, começamos a produzir localmente no Brasil e também retomamos nossa produção na China, após uma ausência de quase uma década. Estas iniciativas reforçam a contínua globalização da marca Jeep", explicou ele em comunicado.

"Em 2016, esperamos comemorar nosso 75º aniversário e continuar oferecendo uma gama líder de veículos 4x4 capazes e eficientes", acrescentou Manley.

O "boom" que a Jeep está vivendo é em grande parte fruto da fé que o presidente da FCA, Sergio Marchione, depositou na marca quando a Fiat assumiu o controle do Grupo Chrysler em 2009.

Em 2013, Marchionne afirmou que a Jeep seria a base do crescimento do grupo durante os próximos anos, e afirmou que "se tivesse mais Jeep, venderia mais Jeep".

Para 2018, Marchionne e Manley querem que a montadora seja a principal marca da FCA em vendas mundiais, com cerca de 2 milhões de unidades por ano, mesmo número que o da marca Fiat.

Trata-se de um ambicioso objetivo para uma marca que tem suas origens em um concurso público do exército americano para a construção de um veículo leve de reconhecimento com tração nas quatro rodas.

O concurso, no qual concorreram três companhias - Willys-Overland, American Bantam Car Manufacturing Company e Ford -, foi vencido pela primeira.

O veículo da Willys-Overland, inicialmente batizado como MA e posteriormente MB, começou a ser chamado pelos soldados e a imprensa como "jeep", palavra cuja origem é debatida por historiadores e admiradores da marca, mas que finalmente se tornou seu nome oficial.

Brand Rosenbusch, diretor do Museu Walter P. Chrysler que existe na sede da FCA nos Estados Unidos, em Auburn Hills (Michigan), contou no ano passado à Agência Efe que "há várias hipóteses sobre essa origem".

"Nos anos 1930, havia um personagem de Popeye, 'Eugênio, O Jeep Mágico', que podia ir a qualquer lugar e fazer qualquer coisa. Muitos pensam que é a origem do nome".

"Outras pessoas pensam que o nome surge como uma adaptação de 'general purpose' (propósito geral) ou 'GP'. O que parece mais provável é que o nome Jeep era utilizado pelo exército para designar qualquer veículo em desenvolvimento, algo que se remonta ao começo dos anos 30", declarou Rosenbusch.

O Jeep foi uma das ferramentas que mais contribuíram para o triunfo dos aliados na Segunda Guerra Mundial e rapidamente foi adaptado à vida civil. A primeira versão de venda ao público geral, o Jeep CJ-21, surgiu em 1945, antes do final do conflito bélico.

Desde então, vários modelos produzidos pela Jeep se transformaram em veículos históricos do setor automobilístico nos Estados Unidos, desde o Jeepster de 1948-1951 ao CJ-5 de 1955-1983, passando pelo Wagoneer 1963-1983, o Cherokee (SJ) 1974-1983 ou os mais recentes Wrangler TJ 1997-2006 e o Grand Cherokee.

Para celebrar o 75º aniversário da Jeep, a marca tem previstos atos por todo o mundo, assim como o lançamento de edições especiais de todos os veículos de sua gama atual.

A Jeep disse que "todos os modelos desta edição especial estarão disponíveis em um cor verde criada exclusivamente para comemorar a ocasião (Sarge Green, Recon Green ou Jungle Green, dependendo do modelo), aros das rodas em cor bronze, detalhes exteriores em bronze e laranja, e interiores únicos com assentos que incluem o logotipo do 75º aniversário bordado".

Os modelos, que serão colocados à venda nos Estados Unidos no primeiro trimestre de 2016, também terão um logotipo exterior destacando o 75º aniversário da marca.

A Jeep também lançará nos próximos meses um modelo totalmente novo do segmento C que, como o Jeep Renegade estreado em 2015, será um veículo global.