IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Libra cai para menor cotação dos últimos 7 anos em relação ao dólar

24/02/2016 08h21

Londres, 24 fev (EFE).- A libra esterlina registrou nesta quarta-feira sua cotação mais baixa em sete anos em relação ao dólar, devido a incerteza sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE).

A libra está cotada a menos de US$ 1,40 pela primeira vez desde março de 2009, e era negociada nos mercados de divisas a US$ 1,3928, queda de 0,67% em relação ao pregão de ontem, e perdia 0,37% em relação ao euro, para 1,2677 euros.

A divisa britânica também se desvalorizou diante do iene japonês, -0,97%, para 155,68 ienes.

A libra é cotada em baixa desde segunda-feira, quando vários ministros do governo britânico e o prefeito de Londres, Boris Johnson, confirmaram que apoiarão o "Brexit" no referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia, que será realizado em 23 de junho.

O primeiro-ministro, David Cameron, anunciou no sábado a data da consulta, em que os britânicos decidirão se querem ficar ou deixar o bloco comunitário.

A incerteza sobre o futuro do Reino Unido, com a possibilidade do "Brexit", pressionou a libra, que na segunda-feira teve uma queda intradia de 2%, a mais alta desde janeiro de 2015.

A perspectiva de uma saída, assim como de divisões internas que enfraqueçam o governo, alarmaram os investidores, que preveem uma grande volatilidade até a realização do referendo.

O banco britânico HSBC previu hoje que a moeda nacional pode se depreciar até 20% se os britânicos votarem finalmente a favor do Brexit, entre pesquisas que indicam que o 'sim' e o 'não' estão empatados.

A desvalorização da libra esterlina afasta a possibilidade de o Banco da Inglaterra elevar as taxas de juros, que estão no mínimo histórico de 0,5% desde março de 2009.

Embora a desvalorização da moeda favoreça o turismo e as exportações, pode provocar um aumento da inflação pelo encarecimento das importações.