PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

Cazaquistão retoma fornecimento elétrico à Rússia

17/03/2016 10h48

Astana, 17 mar (EFE).- O Cazaquistão reatou o fornecimento de eletricidade à Rússia que foi suspenso em novembro de 2014, segundo a Samruk-Energy.

Em comunicado de imprensa da companhia, a Samruk-Energy anunciou que "a segunda unidade da central elétrica de Ekibastuz GRES-2 começou na quinta-feira a produzir energia para a rede elétrica russa.

A companhia nacional cazaque de eletricidade disse que prevê a exportação de 1,8 bilhão de kWh de eletricidade à Rússia em 2016.

O fornecimento de eletricidade foi suspenso em novembro de 2014 dada a desvalorização do rublo russo com com relação ao tenge cazaque.

A Samruk-Energy exportou 2,45 bilhões de kWh em 2013 e 1,86 bilhão em 2014 antes que o serviço fosse parado.

"Graças ao apoio do governo do Cazaquistão, a capacidade ociosa das centrais de Ekibatuz GRES-1 e GRES-2 está sendo usada para a exportação", segundo informou o serviço de imprensa da companhia citando ao presidente da Samruk-Energy, Satkaliyev Almasadam Maidanovich.

A Ekibastuz GRES-1 e GRES-2 são grandes centrais elétricas situadas no norte do Cazaquistão e geram eletricidade utilizando carvão barato de Ekibastuz. As centrais abastecem de eletricidade todo o norte do Cazaquistão e também a Sibéria Ocidental da Rússia. EFE

kk/ff