Bolsas

Câmbio

Ministros de Turismo do Mercosul se reúnem no Uruguai para falar sobre a Ásia

Montevidéu, 6 abr (EFE).- Os ministros de Turismo do Mercosul se reúnem na quinta-feira em Montevidéu com o objetivo de abordar um plano de ação conjunto que permita aos países que integram o bloco dirigir-se ao mercado asiático de forma unitária como região, informaram à Agência Efe fontes oficiais.

"Há 40 milhões de chineses que viajaram no ano passado pelo mundo e ainda os vemos passar. A Ásia nos obriga a sairmos juntos (como região) e isso está incorporado na ordem do dia" da XVII reunião de ministros de Turismo do Mercosul, disse a ministra uruguaia Liliam Kechichián.

Neste sentido, a alta funcionária do país anfitrião manifestou que já foram dados alguns passos, como a instalação de um escritório do Mercosul no Japão, que até o momento deu "melhores ou não tão bons resultados, mas que é uma experiência".

Em relação a este assunto, na reunião será abordada também a elaboração de estatísticas turísticas em comum para homogeneizar os dados e ver como a região se movimenta nos mercados distantes.

Outros temas incluídos na ordem do dia serão as rotas jesuíticas do Paraguai e a implementação dos circuitos de cruzeiros entre Argentina e Uruguai, indicou Kechichian.

Por fim, e fora da ordem do dia oficial, a ministra uruguaia destacou que revelará a seus colegas as conclusões que ontem foram extraídas da I Reunião Ibero-Americana da Organização Mundial do Turismo (OMT) sobre Economia Colaborativa no Alojamento Turístico, que foi realizada em Montevidéu nesta semana.

Nessa reunião foi sugerido aos Estados que considerem a possibilidade de legislar sobre os novos formatos de alojamento turístico baseados na economia digital e colaborativa.

Assim, o grupo quer que negócios que não tnham jurisdição nos países nos quais operam, como algumas agências de viagem digitais e a plataforma Airbnb, que facilita o contato entre pessoas que buscam alojamento e as que oferecem, tenham "o mesmo tratamento tributário" que as empresas regulares.

O Uruguai ostenta durante o primeiro semestre de 2016 a presidência do Mercosul, bloco formado pela Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, e Bolívia em processo de adesão.

Na reunião de amanhã confirmaram presença, além de Kechichian, os ministros de Turismo da Argentina, Gustavo Santos; Bolívia, Marko Marcelo Machicao; Paraguai, Marcela Bacigalupo, e Venezuela, Marleny Contreras.

Pelo Chile o presidente será a máxima autoridade no setor, a subsecretária de Turismo, Javiera Montes, enquanto o Brasil será representado por um chefe de delegação.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos